Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, foram inauguradas duas novas infraestruturas de saúde na Região Sanitária de Santiago Norte, nomeadamente, o Posto Sanitário de Cancelo – Concelho de Santa Cruz e a Delegacia de Saúde de São Lourenço dos Órgãos.
As duas cerimônias foram presididas pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva na presença do Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário e da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Lopes.
O titular da pasta da saúde, destacou que a Região Sanitária de Santiago Norte, apresenta ganhos importantes no que tange ao acesso, a qualidade na prestação de cuidados de saúde, traduzidos na melhoria de todos os indicadores de saúde.
E é neste sentido que, Arlindo do Rosário sublinhou que o Governo nos últimos quatro anos fez forte investimento na saúde em todos os Concelhos da Região. Nos recursos humanos, nas infraestruturas, nos equipamentos médico-hospitalares, nos medicamentos, mas também na melhoria da gestão.
“É bom realçar que em todos os Centros de Saúde e no Hospital Regional de Santa Rita Viera já foram instalados novos equipamentos médico-hospitalares, desde equipamentos de imagiologia, saúde oral, passando para equipamentos de laboratório e análises clínicas e de fisioterapia. O próximo desafio é continuar a dotar a Região de mais recursos humanos por forma a potencializar todo o investimento já feito. Julgo que este será certamente um dos principais desafios nos próximos anos. O desafio da formação, de qualificação dos recursos humanos. Construir um bom centro de treinamento e simulação, voltado para a formação e capacitação dos profissionais de saúde de âmbito nacional para áreas fundamentais como as emergências pré-hospitalares e hospitalares” salientou.
Quanto à elevação do Centro de Saúde a categoria de Delegacia, avançou que é “uma honra e um prazer enorme estar aqui a testemunhar a inauguração do novo Centro de Saúde e a instalação formal da Delegacia de Saúde de S. Lourenço dos Órgãos” e é neste sentido, que aproveitou para “felicitar e reconhecer o empenho das autoridades políticas do Concelho e da Região e a população de São Lourenço dos Órgãos que vêm assim materializada uma já antiga, mas justa reivindicação”.
Ao concluir a sua intervenção, enalteceu a forte colaboração e parceria com as Câmaras Municipais, com as organizações não governamentais, com o setor privado que segundo o governante “deram um enorme contributo para termos hoje os resultados que temos”.