O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, nesta quinta-feira, 05 de janeiro, o projeto de resolução que visa o descongelamento de admissões no quadro do pessoal do Ministério da Saúde, permitindo o aumento do rácio nacional para melhorar o serviço de saúde, capacitar os recursos humanos e levá-los a todas estruturas de saúde nacional.
De acordo com o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, com a aprovação deste projeto de resolução, o Ministério da Saúde irá contratar 20 médicos, 40 enfermeiros e 22 técnicos superiores, sendo estes últimos fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e técnicos do setor.
Com esta medida, o Governo dá um passo decisivo no sentido de levar a saúde de qualidade a todas as ilhas de Cabo Verde, fazer a distribuição equitativa dos recursos humanos e melhorar o rácio nacional atual de acordo com as necessidades de cada ilha.
O Ministro explicou que o nosso rácio atual é de 7,4 médicos por cada 10.000 habitantes, enquanto o rácio internacional é de 14 médicos por cada 10.000 habitantes, tendo acrescentado, igualmente, que o rácio internacional relativamente aos enfermeiros é de 29 por cada 10.000 habitantes, enquanto que o arquipélago tem um rácio de 12 por cada 10.000 habitantes.
O Governo demonstra assim o esforço no investimento de aumentar este rácio a nível nacional, mas que continuará a faze-lo para melhorar ainda mais os serviços de saúde prestados nas instituições públicas do País, principalmente na capacitação dos recursos humanos, segundo Fenando Elísio Freire.
Os profissionais a serem contratados são médicos cabo-verdianos que ainda não são quadros do Ministério da Saúde, mas que estagiam nas estruturas de saúde do país e que serão distribuídos equitativamente para todas as ilhas de Cabo Verde.
Na reunião do Conselho de Ministros desta primeira semana do ano 2017 foi também apreciado e aprovado o projeto de decreto-lei que cria a Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde.