Notícias

Saúde em Todas as Políticas – Um caminho em Cabo Verde

Segundo a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, “Cabo Verde precisa de crescimento económico”, realçando investimentos no sector da saúde como parte para alcançar esse objetivo. Salientando, assim, alguns pontos a serem melhorados até 2026, tais como: o desenvolvimento do sistema de informação sanitária, promover a igualdade e equidade do género, redução da tuberculose, transmissão vertical de mãe para filho, dependência de evacuação, entre outros.

O Ministério da Saúde, tutelado pela Ministra Filomena Gonçalves, participou nesta sexta-feira, 28 de abril, no side event sob o tema “Saúde em todas as políticas – um caminho em Cabo Verde”. O Evento, que teve lugar na ilha da Boa Vista, está enquadrada na 2ª edição da Conferência Internacional de Parceiros para o Desenvolvimento, que teve por objetivo mobilizar recursos para a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentado (PEDS II 2022-2026).

Segundo a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, “Cabo Verde precisa de crescimento económico”, realçando investimentos no sector da saúde como parte para alcançar esse objetivo. Salientando, assim, alguns pontos a serem melhorados até 2026, tais como: o desenvolvimento do sistema de informação sanitária, promover a igualdade e equidade do género, redução da tuberculose, transmissão vertical de mãe para filho, dependência de evacuação, entre outros.

A governante aproveitou para, também, destacar alguns dos projetos que já estão em curso: Reforço de infraestruturas de saúde, construção e equipamento do Centro de Saúde de Fazenda da Praia, construção e equipamento do Laboratório e centro de operações de saúde pública, construção e equipamento Centro de Saúde de São Filipe, construção e equipamento Centro de Saúde de Cova Figueira, construção e equipamento Delegacia de Saúde de Ribeira Grande de Santo Antão, a Emergência pré-hospitalar, reforço de equipamentos dos blocos operatórios dos hospitais.

Por seu turno, o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, que enviou uma Mensagem para o auditório da Conferência, agradeceu o convite do Governo para participar no painel e a oportunidade de dinamizar todo setor da saúde em Cabo Verde. Conforme o Diretor Geral da OMS, “a saúde não começa nos hospitais e nas clínicas, começa nos produtos que consomem e nas condições que trabalham, investir na saúde significa em investir nas energias limpas, espaços verdes, melhores estradas. É isto que significa saúde em todas as políticas”, destacou. Para Tedros Adhanom, “as populações mais saudáveis, são mais equitativas, mais seguras e mais resiliente”, salientando ser uma das prioridades da OMS, a promoção da saúde e a prevenção das doenças em todos os países.

O Painel teve como objetivo promover um espaço de diálogo com potenciais parceiros para dar a conhecer as vantagens do investimento em saúde e seus impactos no desenvolvimento do país, em alinhamento com as prioridades definidas no PEDS II e no PNDS, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em Cabo Verde, no atual período programático de desenvolvimento nacional, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 (PEDS II), como primeira fase para a realização da Ambição 2030 e alinhado com os documentos estratégicos do Setor da Saúde, nomeadamente o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS) e a Política Nacional da Saúde, definem estratégias de orientação política e planos operacionais para garantir a saúde e o bem-estar físico, mental e social das populações, promover o desenvolvimento dos recursos humanos, melhorar o desempenho das estruturas e dos profissionais, para construir, deste modo, um Sistema de Saúde mais forte e resiliente.

Neste sentido, o side event sob o tema “Saúde em todas as políticas – um caminho em Cabo Verde”, levou para a mesa de discussões temas e áreas prioritárias e estruturantes já identificadas, como: a mobilização de novas fontes de financiamento para área da saúde; melhorar a gestão e desenvolvimento dos Recursos Humanos; a construção e modernização de infraestruturas; melhorar os meios de diagnósticos e do sector farmacêutico e investimentos fortemente na investigação biomédica e nas estratégias de inovação tecnológica, para que o Sistema tenha dados disponíveis o mais próximo da realidade, de forma atempada, possibilitando às autoridades e à sociedade, em geral, traçarem as medidas de políticas mais adequadas com base numa cultura de resultados para eficiência e sempre de forma participativa e inclusiva.

A mesa do Painel foi moderada pela Assessora do Ministério da Saúde, Jaclin Freire e contou com a participação das oradoras, a Diretora Nacional de Saúde, Ângela Gomes, por Serafina Alves, Recursos Humanos, e pela Enfermeira da Delegacia de Saúde de Boa Vista, Silvina Duarte e o Dr. Nuno Gomes, Coordenador de Projetos especiais na Unidade de Gestão de Projetos Especiais do Ministério das Finanças.