Na ocasião, Sara Lopes considerou que os serviços de limpeza, higiene, segurança e vigilância, hoje cada vez mais dominado por empresas privadas, são de estrema importância para o país e que o desenvolvimento deste sector constitui uma oportunidade para a geração de novos empregos. No entanto, advoga, é necessário investir-se na formação e qualificação dos recursos humanos para se transformar estas oportunidades em efectivos postos de trabalho para a juventude cabo-verdiana.
Na opinião da titular da pasta da Qualificação e Emprego, este desafio só será alcançado com um profundo conhecimento do sector em termos das reais necessidades de qualificação e de formação e de perfil profissional dos empregados.
Por isso, considerou ser importante a realização deste primeiro encontro com as empresas e profissionais da área, o que, no seu entender, irá permitir uma melhor caracterização e conhecimento das necessidades do sector.
Afirmou, ademais, que o Ministério que dirige está a trabalhar na regulação do sector e na vertente da certificação, e garantiu que o mesmo irá continuar os esforços com vista a desenvolver os estudos necessários a uma caracterização profunda do sector.
Refira que durante este encontro, realizado pelo Ministério da Qualificação e Emprego em articulação com o Ministério da Administração Interna, foram debatidos três temas como sejam: Tema I – As Empresas de Limpeza, Segurança e Vigilância em Cabo Verde e Perspectivas de Crescimento; Tema II – A Apreciação dos Clientes; Tema III – Que Perfil Para os Trabalhadores das Empresas de Limpeza, Segurança e Vigilância?