Notícias

Sara Lopes deixa Governo, PM assume pasta das infra-estruturas e economia marítima

O Primeiro-Ministro anunciou no início desta tarde em entrevista à Rádio Nacional e agora há pouco, em conferência de imprensa, a exoneração de Sara Lopes do Cargo de Ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, a pedido de Lopes por “razões pessoais”, conforme explicou José Maria Neves. O Chefe do Executivo passa a acumular as referidas pastas, coadjuvado pela actual Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Maria de Jesus Miranda que passa a ser a Ministra-adjunta do Ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima.

José Maria Neves explica que “há mais de um ano” já que Sara Lopes vinha pedindo a sua exoneração das suas responsabilidades governativas e só ficou até agora por insistência do Chefe do Executivo que, como este confessou, gostaria de ver Lopes terminar o seu mandato.

E agora, perante a insistência de Lopes que voltou a pôr a questão “de modo irrevogável, de forma mais imperativa, não podia deixar de atender o pedido da Dra. Sara Lopes”, considerou o Primeiro-Ministro que obrigou a esse “pequeno ajuste” no Governo.

Neves faz questão de elogiar a forma “profissional e competente” com que Lopes exerceu os vários cargos assumidos nos sucessivos governos liderados por José Maria Neves e assume que “é com alguma pena que vejo partir a senhora Ministra Sara Lopes antes do final da legislatura e a seu pedido, por razões de ordem pessoal”.

Respondendo às questões dos jornalistas, o Chefe do Governo é categórico em afirmar que não há nenhuma ligação deste pedido de demissão de Lopes com o debate ocorrido ontem no Parlamento e que tinha, entre outras questões, a discussão sobre o relatório do acidente com o navio Vicente, como alguns especularam.

“Aliás, a alteração do Governo devia ser feita na semana passada e só não aconteceu porque eu não estava (na capital) e logo que eu cheguei o Presidente da República também tinha uma agenda na Boa Vista e não pude fazer esse ajuste antes de hoje”, explicou José Maria Neves.

De recordar que Sara Lopes foi titular de pastas importantes nos Governos de José Maria Neves, nomeadamente da Presidência do Conselho de Ministros, ao nível da qualificação dos recursos humanos, como também foi Ministra do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, para além, claro da tutela das Infra-estruturas e Economia Marítima. Ouça aqui o registo sonoro da referida conferência de imprensa: https://drive.google.com/file/d/0B1CfWU7i00suZDFlajNLNnU4Z2c/view?usp=sharing