Notícias

São Vicente: Governo reafirma compromisso com o crescimento económico da ilha movido pelo setor privado

“É o momento de reafirmamos o compromisso com São Vicente encarado como espaço e economia, com funções de desenvolvimento económico e social próprio, com capacidade de decisão e recursos financeiros próprios”, avançou Elísio Freire, acrescentando que a estratégia passa pelo desenvolvimento da ilha movido pelo setor privado.

“É o momento de reafirmamos o compromisso com São Vicente encarado como espaço e economia, com funções de desenvolvimento económico e social próprio, com capacidade de decisão e recursos financeiros próprios”, avançou Elísio Freire, acrescentando que a estratégia passa pelo desenvolvimento da ilha movido pelo setor privado.

As palavras do Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, foram proferidas no ato de abertura da sessão solene de celebração do dia do Município de São Vicente, que se celebrou nesta quarta-feira, 22 de janeiro.

De acordo com Freire, S. Vicente é uma ilha que, neste momento, está a recuperar a dinâmica da sua economia e que cresce com base no investimento dos seus empresários, na atração do investimento externo e no trabalho das suas gentes.

“Há um ambiente de confiança, um melhor ambiente de negócios e melhores condições de financiamento de micro, pequenas, médias empresas e startup jovem que tem permitido essa dinâmica de investimentos”, realçou.

O Ministro enfatizou que, nos próximos anos, a ilha do Monte Cara irá conhecer um crescimento económico acelerado estimulado pelo investimento privado ancorado no turismo, na economia marítima e nas indústrias criativas.

Nisso, elencou os grandes investimentos de empresários nacionais e estrangeiros em curso como Hotel Ouril Mindelo, Golden Tulip, Hotel Ponte D’água, Aparthotel/Clínica Saúde Baobab, Hotel Maria do Carmo, Hotel Cruzeiro, Mindelo Guest House e Floating Music Hub, Devotal – João d’Ebra e São Pedro Hills, estando previsto para breve o arranque das obras do Hotel Sheraton Mindelo, bem como o Melia Salamansa Resort.

“Investimentos esses que irão dar um impulso forte ao turismo na ilha dotando-lhe de dimensão e de qualidade”, frisou o governante, garantindo que os mesmos irão criar empregos, mercado para mais transportes aéreos, mais serviços de restauração, entretenimento e lazer, mais oferta de produtos agro-alimentares, comércio e indústria criativa.

Outra pretensão do Governo, segundo Elísio Freire, é colocar o posicionamento da ilha como uma plataforma industrial, através da promoção e dinamização dos centros internacional de negócios. Neste sentido, avançou que será realidade, neste presente ano, a criação da Zona Especial de Economia Marítima, estando a lei no Parlamento para aprovação.

Realçou igualmente o arranque do Campus do Mar com a criação da Escola do Mar para a formação técnico-profissional, a Universidade Técnica do Atlântico para o ensino superior e o Instituto do Mar para a área da investigação, sendo que os decretos leis que criam essas instituições já estão aprovados.

Além de grandes investimentos em execução e previstos, avaliados em mais de treze milhões de contos, em projetos de infraestruturas financiados pelo Governo e empresas públicas para o período 2017/2021, o Executivo tem previsto, para este ano de 2020, adequar o aeroporto internacional Cesária Évora para receber voos noturnos internacionais e concluir o Data Center.

Destacou, ainda, na área da saúde, a construção do Centro Ambulatório do Hospital Baptista de Sousa, a reabilitação do Centro de Diálise e Centro Terapêutico de Ribeira da Vinha.

Para o Ministro, tudo isto está a acontecer e vai continuar porque há uma opção clara pelo setor privado como motor da economia, há uma postura de Estado Parceiro nas relações com as empresas, os investidores e as organizações empresariais, assim como uma nova relação com os municípios e as câmaras municipais centradas no desenvolvimento local.

Uma vez que o objetivo do Governo é fazer o desenvolvimento sustentável chegar a todas as ilhas do país, com o foco na dinamização  da economia das ilhas e a diminuição das assimetrias em todas as regiões, estão previstos para este ano de 2020,  a aprovação de um novo Estatuto dos Municípios com particular ênfase na transferência de competências nas áreas do turismo, da agricultura, do ambiente e da pesca artesanal; o novo regime financeiro das autarquias locais; a lei de bases do orçamento municipal; a nova lei dos impostos sobre o património e o regime de Projetos de Mérito Diferenciado.

Nisso, Elísio Freire aproveitou a ocasião para reafirmar, também, o compromisso do Governo com a regionalização enquanto uma importante reforma do Estado que favorece o desenvolvimento.