Segundo a Ministra da Saúde, à semelhança dos investimentos que foram feitos em São Lourenço dos Órgãos, onde existe uma infraestrutura moderna, no município de São Salvador do Mundo vai se erguer um novo centro de saúde. “Fomos visitar o terreno e o Governo tem a consciência desta necessidade”, disse.
O processo para a edificação de um novo Centro de Saúde em São Salvador do Mundo está em curso, conforme informou na sexta-feira, 04, a Ministra Filomena Gonçalves, durante a sua primeira visita à Região Sanitária de Santiago Norte, nomeadamente, os Municípios de São Lourenço do Órgãos, São Salvador do Mundo e Santa Catarina de Santiago.
Em São Salvador do Mundo, Filomena Gonçalves visitou o terreno onde será erguido a nova infraestrutura de saúde que irá servir a população dos “Picos”, uma revindicação antiga, dada á dimensão do espaço onde atualmente funciona o centro de saúde, e um compromisso do Governo que está sendo materializando, com a aquisição do terreno em curso.
Segundo a Ministra da Saúde, à semelhança dos investimentos que foram feitos em São Lourenço dos Órgãos, onde existe uma infraestrutura moderna, no município de São Salvador do Mundo vai se erguer um novo centro de saúde. “Fomos visitar o terreno e o Governo tem a consciência desta necessidade”, disse, acrescentando, por isso, que acredita que “brevemente também este município terá o seu centro de saúde moderno”, frisou.
Sobre a visita à região sanitária e às outras estruturas de saúde, nomeadamente o Hospital Regional Santa Rita Vieira, as Delegacias de Saúde de Santa Catarina e de São Lourenço do Órgãos, a Governante considerou que as mesmas estão funcionando bem e que o Governo irá continuar a investir no sector da saúde na região.
“Estamos a fazer um tour para todas as estruturas de saúde e quisemos vir cá pela dimensão de Santiago Norte, pela responsabilidade e não só, pelo significado que esta estrutura tem para o país, porque nós sabemos que a partir do momento que este hospital regional esteja a funcionar no seu pleno, temos grades avanços”.
Aliás, o facto de o Hospital Regional Dr. Santa Rita Vieira ter sido certificado como o Hospital Amigo da Criança, é um indicador importante porque a vida começa com o nascimento, mostra um grande trabalho e mostra que esta estrutura está a caminhar muito bem”.
Não obstante, Filomena Gonçalves considerou que ainda persistem desafios, mas que com o espirito de entreajuda é possível ultrapassá-los e garantiu que há toda abertura por parte do Governo em continuar a investir na saúde em termos de infraestruturas, equipamentos e de recursos humanos.
Aproveitou a ocasião para apelar aos pais e encarregados de educação de Santiago Norte para vacinarem seus filhos contra covid-19.