Para o Chefe do Executivo, a ilha de São Nicolau ganhou uma nova dinâmica no seu processo de desenvolvimento, graças ao bom trabalho e espírito positivo dos actuais autarcas que vão desenvolvendo importantes parcerias com o Governo, na busca de soluções para os desafios da ilha do Chiquinho.
Nesses quatro dias, José Maria Neves encontrou-se com forças vivas da Ribeira Brava e do Tarrafal, para além dos encontros com os presidentes das respectivas Câmaras, e visitou várias obras e localidades para se inteirar de perto desta "nova dinâmica".
As impressões do Primeiro-Ministro são bastante positivas, no sentido em que constatou grandes avanços no que concerne aos investimentos nas infra-estruturas, sendo que, muito provavelmente, até o mês de Julho deverá regressar a São Nicolau para inaugurar as obras da asfaltagem e alargamento da estrada Ribeira Brava/Tarrafal.
Também a estrada de ligação entre Praia Branca e Ribeira das Patas está em obras. Ainda nos próximos meses será lançada a obra do anel rodoviário de Ribeira Brava/Preguiça, com a estrada de ligação da Vila ao aeroporto da Preguiça e a construção de estradas adicionais, asfaltadas.
Em relação à energia e água, José Maria Neves anunciou o lançamento, para breve, das obras de um sistema de dessalinização de água para resolver de vez os problemas de água na ilha. Um investimento estimado em mais de 200 mil contos, sendo mais de 80 mil na unidade dessalinizadora e o restante para reservatórios e rede de adução de água e sistema de energia eólica.
Há grandes avanços também com novas prospecções e adopção de água feitos fruto da parceria entre as Câmaras de Ribeira Brava e Tarrafal e o Governo Central. É o caso de novos furos feitos no Tarrafal e que vai beneficiar as populações de Praia Branca e arredores.
Também na Ribeira Brava, a ligação domiciliária de água sofreu grandes melhorias, com o aumento da capacidade com novos furos recentemente realizados. No que concerne à energia, José Maria Neves afirmou que no horizonte de 2011, São Nicolau deverá ter até 100% de cobertura com os investimentos feitos no âmbito do projecto nacional de Electrificação Rural.
Um exemplo é a interligação de Praia Branca, na rede eléctrica da Electra, e que foi inaugurada na terça-feira, pelo Chefe do Executivo, passando esta localidade a usufruir de energia 24 horas por dia inseridos na rede pública.
Até o momento, a população só dispunha de luz cerca de quatro horas por dia, com o auxílio de um gerador alimentado pela Câmara do Tarrafal. As centenas de contos mensais que eram gastos nessa operação vão poder ser canalizadas para outros investimentos, realça o edil António Soares.
Grandes investimentos na agricultura
A nível da agricultura, o Governo está a investir, através do Programa Millenium Challenge Account da Cooperação Norte-americana, cerca de 800 mil contos na requalificação de bacias hidrográficas, introdução de novas tecnologias de agricultura e pecuária, assim como espécies melhoradas de animais, etc., para aproveitar as potencialidades da ilha para a agro-indústria.
Na Terça-feira o "Premier" esteve na localidade de Ribeira Prata para ver as obras de uma mini-barragem financiada pelo Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Agrário e Recursos Marinhos.
Nesta quarta-feira José Maria Neves visitou as áreas de cultivo irrigadas e de desenvolvimento agrário na Fajã para ver in loco, os novos sistemas de rega gota-a-gota.