Numa altura em que o concelho sofre com a falta de chuvas, o Governo perspectiva a construcção de uma barragem, nos próximos tempos, em São Domingos. Durante a sua visita ao município, o Primeiro-Ministro foi conferir como estão os estudos para a localização da futura barragem que é um sonho antigo dos agricultores e criadores de gado.
No segundo dia da sua visita ao município de São Domingos, José Maria Neves foi conferir um dos locais onde poderá nascer esta futura infra-estrutura hidráulica, na ribeira de Portal. No local o Chefe do Executivo pôde inteirar-se dessa operação que faz parte de um amplo projecto de prospecção de 20 localidades em todo o território nacional melhor preparados para receber uma barragem.
Esta operação que é financiada pelo Banco Africano para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) está em curso com uma equipa, composta por técnicos nacionais e internacionais do Ministério, no terreno a fazer os respectivos levantamentos e de acordo com os técnicos e responsáveis do Governo através do qual se deverá avançar para a montagem financeira para a sua realização nos próximos anos.
Pelo menos dez barragens deverão sair deste estudo, sendo que cinco já estarão financiados pelo BADEA. “Nesta zona está prevista uma barragem, com certeza que esta bacia hidrográfica receberá uma barragem, tendo em conta o volume de água que poderá mobilizar e o impacto que poderá ter no desenvolvimento da agricultura”, afirma José Maria Neves.
Entretanto, em relação à escassez de água, devido ao ano de seca, com o qual está a deparara a população local, o Governo está a responder com medidas de apoio à mobilização de água para as pessoas e para os animais, com mobilização e distribuição de pasto para além de projectos virados para a geração de recursos para as famílias, nomeadamente a cedência de animais (aves do campo e gabo caprino) entre outros como também na requalificação de casas degradadas através do Operação esperança e do programa Casa para Todos (uma reportagem para acompanhar nos canais habituais de informação da agenda pública do Primeiro-Ministro).
No que concerne a medidas de fundo ara a resolução definitiva do problema de abastecimento de água à população local, Neves anunciou no primeiro dia da visita ao concelho O primeiro-ministro revelou, ainda, a concretização de um projecto para toda a região metropolitana da Praia e para a ilha de Santiago e que deve arrancar nos próximos 12 meses, assim como em matéria de energia com o «Projecto Seis Ilhas». Leia o texto relacionado:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.798567960198343.1073742935.321278317927312&type=1