Notícias

São Domingos irá receber a 1ª estação de dessalinização de água local

“Estamos perante um investimento histórico na medida em que pela primeira vez estamos a desenvolver um projeto de grande envergadura em matéria de dessalinização de água para a agricultura em Cabo Verde”, afirmou o  Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva durante uma visita à Achada Baleia – São Domingos, para constatar in loco o ponto de situação da montagem da 1ª estação de dessalinização de água, no âmbito do projeto de mobilização de água por via da dessalinização de água.

Esta estação representa um salto qualitativo para Cabo Verde que irá ajudar o sistema agrário a ser mais resiliente face às mudanças climáticas, financiado pela Hungria no valor de 35.000.000€ (3.859.275.000 CVE).

Conforme avançou o Ministro, o projeto de Achada Baleia vai num bom ritmo e está bastante avançado. “Pude constatar que projeto de Achada Baleia vai num bom ritmo e está bastante avançado. Tivemos a oportunidade de ver o início da montagem dos equipamentos e encontrar com representantes dos agricultores que também estão conscientes da necessidade de mudança no sentido de aumentarmos a produtividade, valorização da água e a atividade agrícola no mercado nacional”.

De realçar que projeto não inclui apenas tecnologias de dessalinização e distribuição de água, mas também atividades concretas para o aumento da produtividade e produção no mercado nacional, desde apoio à organização dos agricultores, atividades de formação e capacitação dos mesmos para absorverem melhor os conhecimentos.

A planta dessalinizadora ira produzir 2200 m3 por dia. Trata-se da primeira de 6 plantas a serem instaladas em Cabo Verde, e vai irrigar áreas agrícolas de São Domingos, nomeadamente Baía, Praia Baixo, Moia-moia, Achada Baleia e Praia Formosa, Variante e Nora.