“O Governo, através do orçamento do estado, tem previsto investimentos superiores a 450 mil contos só no município do Porto Novo, nos próximos três anos, em requalificação urbana, acesso à habitação e desencravamento de localidades”, anunciou o Ministro de Estado, dos assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire. O anúncio foi feito na Sessão Solene da Assembleia Municipal do Porto Novo, na ilha de S. Antão, onde o Ministro se encontra a participar, a convite daquela câmara municipal, nas comemorações do 57º Aniversário do Município.
“O Governo, através do orçamento do estado, tem previsto investimentos superiores a 450 mil contos só no município do Porto Novo, nos próximos três anos, em requalificação urbana, acesso à habitação e desencravamento de localidades”, anunciou o Ministro de Estado, dos assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire.
O anúncio foi feito na Sessão Solene da Assembleia Municipal do Porto Novo, na ilha de S. Antão, onde o Ministro se encontra a participar, a convite daquela câmara municipal, nas comemorações do 57º Aniversário do Município.
Fernando Elísio Freire salientou que políticas e medidas estão a ser implementadas para tornar Santo Antão e Porto Novo num destino turístico de referência e promover e atrair investimentos externos para a ilha, lembrando que, através de parceria público-privado, o Governo irá construir o aeroporto de S. Antão e ligar diretamente a ilha ao mundo.
Igualmente, afirmou que a orla marítima do concelho de Porto Novo será requalificada, realçando que a estrada do Tarrafal está em construção assim como o desencravamento de várias localidades como por exemplo a estrada R. Cruz – Chã de branquinho.
A população daquele concelho irá, também, contar com a materialização do projeto água e saneamento, no valor de dez milhões de dólares, o que permitirá resolver de forma sustentada o problema de saneamento na cidade do Porto Novo e prepará-la para efetivamente ser um ponto de atração de empresas e cidadãos.
O Ministro avançou ainda que para a formação de jovens com competências necessárias para as exigências de um turismo de qualidade e voltada para a vocação do município, estão a ser orientados cursos de formação profissional.
“Estão a ser, também, implementadas políticas previstas no programa do Governo para estimular as micro, pequenas e médias empresas, através da redução de taxas e de impostos e de novos mecanismos de financiamento”, conforme adiantou Elísio Freire.
Para o Ministro, do lado dos municípios, para além das infraestruturas que normalmente estão no centro das prioridades dos programas municipais, há que colocar o foco em outras dimensões fundamentais para tornar as cidades em espaços com melhor qualidade de vida e atrativos para residir, visitar e investir.
Após elencar uma série de políticas e medidas adotadas a nível nacional para alavancar o desenvolvimento local, regional e nacional, Fernando Elísio Freire enfatizou que “nossa missão conjunta é intervir sobre os territórios de forma estratégica, em complementaridade e subsidiariedade entre o Governo e as Câmaras Municipais para produzir um efeito positivo sobre a qualidade de vida das pessoas”.