Notícias

Santo Antão: ES de Coculi já tem unidade formativa

Nesta fase piloto a UF terá como oferta os cursos agronegócios (nível II), tecnologias de lacticínios (nível III) e agro-pecuária (nível II). O objectivo é responder à demanda do mercado local, contribuir para modernização da agricultura e da pecuária, aproveitar as potencialidades da bacia hidrográfica de Paúl e ainda melhorar as técnicas de mobilização de água para a agricultura.

Serão seleccionados jovens que tenham concluído o 8º ano de escolaridade ou que já possuam uma formação profissional de nível I.

O Concelho de Ribeira Grande de Santo Antão tem uma população extremamente jovem. Mais da metade tem menos de 25 anos. A taxa de abandono escolar de estudantes entre os 12 e 17 anos é de aproximadamente 15% e a taxa de desemprego na faixa entre os 15 e 24 anos é de 20%, maior que a média nacional (17.8%).

Daí que a Ministra Madalena Neves reiterou a necessidade de formações que satisfaçam os jovens e possam, ao mesmo tempo, garantir o funcionamento de projectos para a Ilha, através de mão-de-obra capacitada e especializada.

Disse ainda que o Projecto Unidade Formativa é um sinal de mudança institucional e está a estruturar um sistema integrado de formação, educação e emprego.

A Unidade Formativa de Coculi é a segunda a ser instalada no país. A primeira foi inaugurada semanas atrás na Escola Secundária Baltazar Lopes em São Nicolau. As próximas serão as de João Teves em Órgãos, Santiago, e a da Boa Vista. Este projecto está orçado em 280 mil Euros e conta com o financiamento da UNESCO e da Holanda, através de ajuda orçamental.