Para assinalar o Dia Mundial do Turismo que se comemora, hoje, 27 de setembro, realizou-se uma caminhada ecológica no trajeto Cova – Paul, que contou com a presença do Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, o Vice-presidente da Assembleia Nacional e dos Presidentes das três Câmaras Municipais. A caminhada contou ainda, com a presença da Diretora Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT), do Presidente da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, Vereadores, operadores e guias de turismo, entre outros convidados.
Segundo o Ministro Carlos Santos “devemos apostar na diversificação do nosso turismo com olhos postos nos recursos naturais e no incentivo aos pequenos empreendedores e alojamentos incentivando-os a práticas amigas do ambiente e na oferta de produtos nacionais que são vias acertadas para garantir a sustentabilidade do nosso turismo”.
Dia 29 de setembro, a Lagoa, em Santo Antão, recebe a 1ª Conferência Internacional de Turismo da Natureza. A iniciativa acontece ainda dentro das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) e vai juntar em Santo Antão especialistas nacionais e internacionais, em turismo de natureza, de aventura e montanha.
O objetivo é debater os novos caminhos do turismo nacional, num momento em que se procura diversificar a oferta turística e promover um turismo de base sustentável e ecológica.
A conferência vai receber oradores internacionais, operadores turísticos, membros de organizações e associações ambientais, professores universitários, consultores, investidores e representantes de outros países que vêm apresentar as suas experiências no setor do Turismo de Natureza.
De entre alguns nomes internacionais presentes destacam-se a Diretora Regional da OMT para África, Elcia Grandcourt, o Diretor Geral do Turismo de São Tomé e Príncipe, Eugénio Neves, o Diretor Regional da Mobilidade dos Açores, Rui Coutinho e o especialista em turismo da natureza do Instituto do Turismo de Portugal, João Portugal.
A conferência conta ainda com a presença dos mais altos representantes de alguns dos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, nomeadamente do Banco Mundial, da União Europeia, das embaixadas de Portugal, Espanha e Luxemburgo. A 1ª Conferência Internacional de Turismo de Natureza é uma iniciativa do Ministério do Turismo e Transportes e será presidida pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.