A intenção do Governo de Cabo Verde é a de eliminar todas as "zonas de sombra" até ao final deste ano e levar o sinal da TDT a todos os cantos do país, garantindo, assim, que todos os cidadãos tenham acesso, afirmou o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes, enquanto tutela para o setor da comunicação social cabo-verdiana.
A localidade de Saltos Baixo, em Santa Cruz, interior da ilha de Santiago já dispõe do sinal da TDT – Televisão Digital Terrestre, um compromisso assumido pelo Governo com a população desta localidade que hoje vê materializado este projeto. A chegada da TDT a esta zona foi testemunhada neste domingo, 10 de setembro, pelo Vice-Primeiro-ministro e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro, Lourenço Lopes, e pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva.
A intenção do Governo de Cabo Verde é a de eliminar todas as “zonas de sombra” até ao final deste ano e levar o sinal da TDT a todos os cantos do país, garantindo, assim, que todos os cidadãos tenham acesso, afirmou o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes, enquanto responsável para o setor da comunicação social cabo-verdiana.
“A implementação da TDT é vista como um passo significativo em direção à inclusão e à democracia. Não é apenas uma questão de tecnologia, mas sim um símbolo de igualdade de acesso à informação e mais opções de entretenimento para todas as famílias cabo-verdianas, independentemente de sua localização”, afirmou Lourenço Lopes.
Lourenço Lopes sublinhou ainda que, nos dias de hoje, o acesso à televisão não é apenas uma questão de tecnologia, mas um investimento crucial na democracia e no conhecimento dos cidadãos.
“As comunidades com acesso à informação estão em melhores condições para avaliar as Câmaras Municipais e os trabalhos do Governo, elementos fundamentais para uma governação transparente na avaliação da população”, afirmou.
Lourenço Lopes também destacou que, com a chegada da TDT, a sociedade cabo-verdiana terá acesso a uma ampla gama de conteúdos educacionais, informativos e culturais por isso, existe uma grande responsabilidade em garantir conteúdos novos e relevantes na Televisão pública cabo-verdiana.
Neste sentido, o governante anunciou que, ainda este ano, o Governo de Cabo Verde irá assinar um novo contrato de concessão com a Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC) para enriquecer os conteúdos relacionados com o desporto, a saúde e a educação.
Outrossim, garantiu que o setor privado, também será beneficiado para que possa competir de forma mais eficaz no mercado audiovisual nacional.
O Secretário de Estado reiterou o compromisso do Governo em promover a independência da Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress e da Rádio Televisão de Cabo Verde, tornando-os órgãos de comunicação cada vez mais independentes do poder político.
De notar que, a nível de Santiago Norte, existe uma taxa de cobertura da TDT de mais de 95% e a nível nacional de aproximadamente 98%.
Refira-se também que o projeto para a implementação da TDT na localidade de Saltos Baixo, contou com o apoio do Governo de Cabo Verde em parceria com a Câmara Municipal local.