Nesta primeira fase, o projeto Caravana “Vamos Cuidar da Pessoa Idosa” irá contemplar todos os municípios da ilha de Santiago, beneficiando diretamente 50 cuidadores e um total de 198 idosos
“Caravana: vamos cuidar da pessoa idosa” é um projeto que visa fortalecer a rede de cuidados sociais prestados a nível local, uma parceria da União Europeia e o Governo de Cabo Verde implementado pelo Ministério da Família e Inclusão Social.
Esta iniciativa surgiu em decorrência da situação de crise agravada pela pandemia da COVD-19 como uma oportunidade para criar resiliência, principalmente nas pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para melhoria da sua condição de vida e da sua autonomia.
Neste sentido, os idosos dos Municípios de Santa Cruz e São Miguel foram beneficiados hoje, 14 de dezembro, com um conjunto de Kits de higiene e cuidados no âmbito do projeto, numa Cerimónia que contou com a presença do Ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire.
Para o governante, a “Caravana: vamos cuidar da pessoa idosa” vai na linha daquilo que o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva tem feito, em articulação com as Câmaras Municipais, no sentido de termos políticas de inclusão social que têm impacto na vida das pessoas.
“Estamos aqui neste ato simbólico, mas de grande significado e que promove a inclusão de pessoas mais idosas”, disse Fernando Elísio, acrescentando que “o Governo vai continuar com estas políticas, porque o sistema de cuidados cria empregos aos Cuidadores e iguala oportunidades entre homens e mulheres”.
“Nós sabemos como a nossa sociedade estava estruturada, principalmente as mulheres e meninas que ficavam em casa para cuidar de idosos. Agora criando a profissão, ela é remunerada e estamos a dar igualdade de oportunidade a homens e mulheres de irem para a escola, terem acesso a saúde, ao rendimento, e sobretudo, de cuidar, porque cuidar é um ato de amor e de proximidade. O Estado está a remunerar para que isto aconteça,” afirma Fernando Elísio Freire.
Uma medida muito importante sobre a vida dos idosos considera o Governante, avançando que o Governo vai continuar neste caminho, pois, segundo afirma, o orçamento de estado de 2021, também está alinhado com a política de inclusão social.
“Nós temos neste momento uma rede de Cuidadores na ilha de Santiago com cerca de 50 pessoas que tiveram formação. É uma profissão nova que está a surgir em Cabo Verde e que merece todo nosso apoio,” remata Freire, relembrando que o Governo, mesmo antes da pandemia, vem tomando um conjunto de medidas, que faziam parte do programa do Executivo, nomeadamente, aumento da pensão social mínima, aumento na comparticipação do Estado na aquisição dos medicamentos nas farmácias públicas, entre outras.
A isenção das taxas moderadora, o acesso garantido a água e eletricidade com assunção das taxas de religação e das dívidas das famílias que estão em dificuldade perante as concessionárias, pelo Estado, são outras medidas de inclusão dos idosos apontadas pelo Ministro.
Nesta primeira fase, o projeto Caravana “Vamos Cuidar da Pessoa Idosa” irá contemplar todos os municípios da ilha de Santiago, beneficiando diretamente 50 cuidadores e um total de 198 idosos.