Notícias

Santa Catarina recebe nove mil contos do Governo para reabilitar moradias

No âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), que pretende melhorar e infraestruturar diversos assentos informais e bairros carenciados em todos os municípios do país, o Governo vai disponibilizar ao município de Santa Catarina do Fogo, para este ano, o montante de nove mil contos.

Santa Catarina recebe nove mil contos do Governo para reabilitar moradias 1

O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, assumiu este compromisso, durante a visita que efetuou ao município de Santa Catarina do Fogo, acompanhado da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, tendo a edilidade ficado com a responsabilidade de identificar as áreas em que pretende aplicar os nove mil contos que em principio deverá ser em reabilitação de casas, uma das necessidades do município.

Ainda na sequência da visita do Chefe do Governo, o Presidente da Câmara de Santa Catarina, aproveitou para apresentar ao Primeiro-Ministro, algumas localidades estratégicas, nomeadamente em Estância Roque e Cova Figueira, com grandes potencialidades de desenvolvimento, mas que carecem de intervenções.

Também precisa o Concelho, disse o edil Alberto Nunes, de um campo relvado, financiamentos para reabilitar casas extremamente degradas e desencravar alguns sítios.

Em relação a várias instituições visitadas, nomeadamente a Esquadra policial, a Delegação do Ministério da Educação, o Centro de Saúde, as Instalações dos Registos e Notariado, conforme José Ulisses Correia e Silva, constataram alguns constrangimentos que vão exigir do Governo mais meios financeiros e recursos humanos.

No Posto Policial, por exemplo, disse o Chefe do Governo, vai haver esforços no sentido da disponibilização de viaturas e de efetivos para, entre outros objetivos, garantir uma presença mais efetiva na zona de Chã das Caldeiras. E nas instalações dos Registos e Notariado, “vimos que há necessidade de uma presença mais próxima daquilo que é a necessidade dos utentes”, acrescentou o Primeiro-Ministro, para quem o Governo deverá resolver a situação, em breve, transferindo esses serviços para o Paços do Concelho, com a colocação de um Balcão Único de Atendimento, de forma que se preste um serviço mais integrado.

O Primeiro-Ministro encontrava-se na ilha do Fogo, para uma visita de 10 dias, no âmbito do conjunto de visitas a todos os municípios do país, focado em desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento das ilhas, de forma equilibrada e de acordo com a especificidade de cada uma. José Ulisses Correia e Silva participou também das festividades de São Filipe.