Notícias

Santa Catarina: Governo vai cooperar na requalificação de Assomada e Rincão

Depois da apresentação dos projetos de requalificação da cidade de Assomada e Rincão, que aconteceu este sábado, 11, nos Paços do Concelho de Santa Catarina, o Primeiro-Ministro garantiu que o Governo vai estabelecer parcerias para que a requalificação de Assomada seja uma realidade e para que Rincão receba um projeto piloto.

visita_à_Santa_Catarina_site.jpg

“A requalificação de Assomada, que incluiu uma grande zona pedonal, vai mudar quer a imagem quer a organização e a atividade económica da cidade. O governo está empenhado com o projeto que está projetado para ser maior que a Pedonal da cidade da Praia, com vista à criação de oportunidades para outras atividades comerciais, como esplanadas, lojas, etc. e o melhoramento no comercio informal na cidade”, apontou o Primeiro-Ministro.

Para Rincão, em particular, o governo pretende desenvolver um Projeto Piloto para a zona, com o objectivo de elevar o nível do rendimento das famílias da localidade, cerca de trezentas, explorando o que elas melhor sabem fazer, que é a pesca. Neste sentido, explica Ulisses Correia e Silva, as intervenções vão no sentido de criar as condições necessárias para que tirem melhor rendimento dessa atividade.  

“Através da capacitação, crédito e acompanhamento, criação de condições para o acesso ao mercado, através de equipamentos de frio e de transporte do pescado, entre outros meios”, assegurou.

O projeto piloto, elaborado com a Câmara Municipal de Santa Catarina, prevê intervenções nas moradias e melhorando na qualidade das casas dotando-as de casas de banho. Por outro lado, o assentamento das moradias na zona de risco de Rincão, perto do mar, deverá ser deslocado.

De acordo com o Primeiro-ministro, as pessoas correm sérios riscos em período de chuvas, por isso, vai-se trabalhar em diálogo permanente com essas famílias para lhes dar alternativas favoráveis. “São novos alojamentos acompanhado de atividades económicas”, garantiu.

De ressaltar que o governo elegeu no seu programa de governação a requalificação urbana como uma prioridade. O programa está estruturado em três vertentes: a requalificação, a reabilitação e a acessibilidade.