José Ulisses Correia e Silva reafirmou este compromisso no acto de inauguração do campo de futebol da Palmeira, este Sábado, 2 de Julho, na Ilha do Sal. A infraestrutura faz parte do projeto de expansão e modernização do porto da Palmeira, financiado pela ENAPOR.
Entretanto, a ocasião serviu para o Primeiro-Ministro reiterar os compromissos do Governo para com a ilha do Sal, que passa, fundamentalmente, pela sua valorização.
José Ulisses Correia e Silva afirmou que já se começou a se efetivar o principio de afetação da taxa turística e dos recursos do fundo do turismo, na ilha do sal, onde são arrecadados. Uma decisão que terá reflexos já no orçamento para 2017, anuncia o Primeiro-Ministro, explicando que, doravante, vai se alargar a área de aplicação da taxa turística, para melhorar o ambiente turístico.
Uma dessas áreas é a saúde, elege o Chefe do Executivo, ciente que não se pode falar do turismo sem dar a devida importância à saúde. “Falar de uma cidade turística como a de Santa Maria, sem termos um centro de saúde em condições, é falar de uma cidade que fica, sempre, a faltar o essencial”, aponta, esclarecendo que o centro de saúde não é apenas para servir o turismo, mas, primeiramente, para servir às populações locais. “A construção do centro de saúde de Santa Maria, está avaliada em 120 mil contos, e faz parte do orçamento para 2016, que vamos aprovar, brevemente, no parlamento”, anuncia.
Para o Primeiro-Ministro, a construção do centro de saúde na ilha do Sal irá servir, igualmente, para dar um sinal àquilo que os turistas contribuem com a taxa de 2 euros, pernoite. “É um contributo que deve ter reflexos, e é isso que estamos a fazer com a taxa do turismo, diferente do que se fazia anteriormente”, exemplifica.
O mesmo procedimento vai se aplicar à taxa ecológica, confirma José Ulisses Correia e Silva, garantindo que as reclamações que se ouvem em relação à necessidade de saneamento, particularmente, em Santa Maria, vão ser ultrapassadas até 2017. “A taxa ecológica vai servir para dotar o município de recursos, por forma a fazer um forte investimento num bom nível de saneamento para a ilha”.
Refira-se que a inauguração do campo de futebol da Palmeira contou com as presenças da Ministra da Justiça, Janine Lélis, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Jorge Figueiredo, o presidente do Conselho da Administração da ENAPOR, Carlitos Fortes entre outras personalidades.