Notícias

S. Nicolau: Primeiro Ministro inaugura Pedonal de Juncalinho

Mas o ponto alto da visita do Primeiro Ministro a S. Nicolau será a inauguração da estrada que liga Ribeira Prata a Fragata. Trata-se de uma obra financiada pelo Governo de Cabo Verde em aproximadamente 200 mil contos, no quadro do programa de investimentos públicos do Executivo, visando impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas.  

O Primeiro Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, iniciou esta segunda-feira, 15, uma visita de três dias à ilha de S. Nicolau onde deverá inaugurar esta terça-feira, a estrada Ribeira Prata-Fragata, no concelho do Tarrafal.

Logo no primeiro dia da visita, Ulisses Correia e Silva acompanhou as obras de arruamento em Preguiça, no âmbito do programa PRRA, na qual o Governo financiou em 8 mil contos, onde também viu os novos painéis solares aí instalados pela Câmara Municipal da Ribeira Brava para fornecer energia à dessalinizadora local, para mais tarde deslocar-se a Juncalinho onde testemunhou a assinatura do contrato para a construção do campo de futebol relvado.

“O Governo vai coparticipar para financiar a parte das bancadas, dos balneários, tribuna e todo o serviço de apoio”, avançou Ulisses Correia e Silva que espera para breve “ver o espaço transformado num campo de futebol que corresponda à necessidade e ambição dos desportistas de Juncalinho”.

O ponto alto da visita de ontem, em Ribeira Brava, foi a inauguração da Rua Pedonal de Juncalinho, também financiada pelo programa PRRA em 10 mil contos, considerando “muito produtiva” este primeiro dia em S. Nicolau. “Pude testemunhar como a requalificação urbana pode realmente transformar os espaços e melhorar a vida das pessoas”, disse, referindo-se ás obras de Juncalinho, que a partir de agora passa a contar com uma pedonal com jardim infantil, espaços para exercício físico, entre outras melhorias, que têm um impacto imenso na qualidade de vida das pessoas e “é algo que queremos continuar a fazer por todo o país”, anunciou.

O segundo dia de visita, 16 de maio, será dedicado ao município do Tarrafal, com um conjunto de visitas a obras em curso naquele concelho, nomeadamente as obras de Requalificação da Localidade de Hortelã, a construção do Paços de Concelho do Tarrafal, uma visita às obras do Cais e do Complexo de Pesca, bem como a requalificação da Vila da Praia Branca. Vai também testemunhar a assinatura de contratos, para a atribuição de apoio financeiro do Programa Bolsa de Acesso à Cultura – BA Cultura, englobando 85 alunos, sendo 36 do sexo feminino e 49 do sexo masculino, dos dois municípios de S. Nicolau.

Em Praia Branca, merece particular destaque a inauguração do Projeto Hidroagrícola Perímetro Agrícola na Vila Praia Branca, implementado pelo Programa POSER, com financiamento de quase 22 mil contos do Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o Fundo Fiduciário Espanhol.

Este Projeto, que comtemplou uma perfuração com capacidade de produção de 15 m3/h; instalação de parque fotovoltaico hibrido de 22 kW, construção de 01 reservatório, instalação de 700 m de rede de adução, entre outros, a aquisição e instalação de materiais de microirrigação para 27 parcelas, irá contribuir para a melhoria do rendimento das famílias e aumento da segurança alimentar e nutricional através do acesso à água e terreno para a produção agrícola.

Mas o ponto alto da visita do Primeiro Ministro a S. Nicolau será a inauguração da estrada que liga Ribeira Prata a Fragata. Trata-se de uma obra financiada pelo Governo de Cabo Verde em aproximadamente 200 mil contos, no quadro do programa de investimentos públicos do Executivo, visando impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas.  O objetivo do Projeto visou desencravar a localidade de Fragata, desenvolver a economia local, incluindo a agricultura, pecuária e turismo rural e melhorar substancialmente as condições de tráfego e acessibilidade na região, trazendo vantagens de tempo e de conforto para os utentes.

São 2,3 km de extensão, com uma faixa de rodagem de 5 m de largura, pavimentada em calçada de paralelepípedos de pedras basálticas; e dotada de órgãos de drenagem transversal e longitudinal, além de sinalização e segurança.