No âmbito do Congresso Internacional do Trabalho, que está a decorrer em Madrid, o Secretário-Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI), Luc Triangle, manteve, ontem, um encontro, com o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento, que também Tutela a Pasta de Trabalho.
No encontro Luc Triangle elogiou Cabo Verde, no que diz respeito à proteção dos direitos dos trabalhadores, baseada na sua democracia e diálogo em sede de Consertação Social e excelente relação com os sindicatos e todos os intervenientes sociais.
Conforme explica, Cabo Verde tem demonstrado um compromisso notável no que se refere aos direitos laborais e o bem-estar dos trabalhadores, promovendo condições de trabalho dignas, alinhada com práticas internacionais, e impulsionando o desenvolvimento sustentável. Iniciativas que colocam o país como referência em questões sindicais e sociais na região.
Por seu turno, Fernando Elísio Freire reiterou o compromisso do Governo em alinhar-se aos padrões internacionais da agenda do trabalho digno, destacando o papel da Confederação Sindical Internacional, na defesa e promoção dos direitos dos trabalhadores a nível global.
A reunião reflete o compromisso do Governo no diálogo com as associações sindicais, e desta forma, fortalecer as políticas de inclusão e condições de trabalho, beneficiando os trabalhadores e, consequentemente, estimulando uma economia mais justa.
A Confederação Sindical Internacional (CSI) é a maior federação internacional de sindicatos. Foi formada a 1 de novembro de 2006 pela fusão da Confederação Internacional de Sindicatos Livres e da Confederação Mundial do Trabalho.