O Capitão de Navio, Rui Armando Correia Gonçalves, é o novo Capitão dos Portos de Sotavento, substituindo assim o Comandante Manuel Claudino Monteiro, que agora ocupa o cargo de Vogal Executivo do IMP. Rui Correia Gonçalves foi empossado ontem pelo Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga.
Durante a cerimónia, o Ministro falou do importante papel que as Capitanias dos Portos desempenham para o país, nos espaços de domínio marítimo e da importância em ter uma visão clara do que são as aspirações do futuro da autoridade marítima em Cabo Verde. Que passa por priorizar a prontidão de resposta e o prestígio das instituições, com foco no sentido de serviço ao país, responsabilidade nos espaços marítimos nacionais e contribuir para a segurança coletiva na dimensão humana e ambiental.
Paulo Veiga referiu, ainda, que a escolha de Rui Armando Correia Gonçalves para desempenhar as funções de Capitão dos Portos de Sotavento deve-se ao seu longo e apreciável percurso profissional, com uma larga experiência na área e um perfil académico adequado ao cargo que agora vai desempenhar.
O Ministro aproveitou a oportunidade para agradecer ao anterior Capitão dos Portos de Sotavento, Comandante Manuel Claudino Monteiro, que agora ocupa o cargo de Vogal Executivo do IMP, pelo seu desempenho e trabalho efetuado nos últimos anos, servindo o país de forma abnegada.
O capitão de navio Rui Armando Correia Gonçalves é quadro das Forças Armadas de Cabo Verde, licenciado em Ciências Militares Navais pela Escola Naval Portuguesa, com Pós-Graduação em Gestão Costeira e Recursos do Mar, tem Curso de promoção de oficial superior e licenciatura em Direito.
De 2004 a 2010, foi comandante do navio patrulha “Tainha”, entre 2010 a 2011 foi comandante do navio “Vigilante”, de 2012 a 2013, comandante do navio patrulha “Guardião”, de 2013 a 2014, quando saiu para desempenhar o cargo de diretor de Operações da Guarda Costeira. Nos últimos anos foi comandante da Esquadrilha Naval.