Notícias

Ritmo de Crescimento económico cabo-verdiano volta a acelerar no 4º semestre de 2007

 

Segundo os dados publicados no site do INE e disponibilizados aos órgãos de Comunicação Social, no 4º trimestre de 2007, constata-se que, o indicador de clima contrariou a tendência de estagnação do último trimestre, ou seja, o ritmo de crescimento económico voltou a acelerar no 4º trimestre de 2007, tendo, o indicador registado o valor máximo desde inicio da série em 2002.

Uma síntese de apreciações transmitidas pelos empresários da construção, comércio em estabelecimento, turismo, indústria transformadora e transportes e serviços auxiliares aos transportes levaram a este diagnóstico, de acordo com o INE.

Assim, constatou-se que nos sectores da indústria transformadora e dos transportes e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança inverteu a tendência descendente do último trimestre, a conjuntura nestes sectores contínua bastante favorável.

No sector do turismo, o indicador de confiança contrariou a tendência descendente dos últimos trimestres e a conjuntura no sector é bastante favorável. Na Construção, constata-se que, o indicador de confiança registou o valor máximo desde início da série em 2002, onde a conjuntura é, igualmente, favorável.

A área do comércio em estabelecimento, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos 4 trimestre consecutivos, a conjuntura no sector é favorável, enquanto que no comércio em feira o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do último trimestre, a conjuntura no sector continua sendo desfavorável. Neste último, o INE constatou que esta evolução se deveu ao comportamento negativo das variáveis perspectivas de vendas e perspectivas de encomendas face ao trimestre homólogo.