O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, assegurou nesta sexta-feira, 06 de Maio, que o Governo irá fazer todo o esforço possível para permitir uma participação digna dos seis atletas cabo-verdianos que se qualificaram para os Jogos Olímpicos de 2016, a realizar em Agosto, no Rio de Janeiro, Brasil, e dirigiu a sua mensagem de apoio e encorajamento para que esses atletas possam representar bem o país. O feito é histórico, disse o Ministro, e, por isso, é necessário o apoio de toda a nação cabo-verdiana.
Num encontro realizado hoje no Palácio do Governo, sob o designo de “Atletas Cabo-verdianos rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016” entre a presidente substituta do Comité Olímpico Cabo-verdiano e o presidente da Câmara Municipal da Praia, Elísio Freire apelou, a toda a nação cabo-verdiana, quer em Cabo Verde quer na diáspora, o apoio e carinho aos atletas cabo-verdianos, uma vez que, conforme disse “o percurso é longo, já chegamos até aqui e a partir de agora só o céu é o limite”.
Mas, para chegar cada vez mais longe, “há que ter todas as bases possíveis”, disse o Ministro, reafirmando todo o esforço do Governo no sentido de apoiar os atletas para uma boa participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Elísio Freire, afirmou ainda que, se hoje “Cabo Verde é um país conhecido no mundo deve-se, também, aos seus atleta e, por isso, ter seis atletas já qualificados para os Jogos Olímpicos e com a expectativa de mais dois ingressarem a comitiva deve orgulhar e engajar toda a nação cabo Verdiana para esse feito.
Prometeu imediatamente encetar contactos, tanto com o Comité Olímpico Internacional, como com o Comité Paralímpico Internacional e também com as federações, no sentido de ver como é que o Governo pode contribuir e apoiar os atletas e espera mesmo criar mecanismos específicos para que as empresas e a sociedade possam também apoiar os atletas cabo-verdianos nesse feito importante para o país.
Elísio Freire dirigiu ainda diretamente a sua mensagem aos atletas e disse que “eles são o orgulho de toda a nação cabo-verdiana pois todo País está com eles”, e aconselhou os mesmos a entrarem nos jogos tranquilos e que Cabo Verde estará atento para aplaudir sempre que um cabo-verdiano participe nos jogos olímpicos.
Este encontro foi protagonizado pelo Presidente da Camara Municipal da Praia, Óscar Santos, que, na semana passada, iniciou uma campanha, tendo em vista sensibilizar toda a nação cabo-verdiana para apoiar a participação dos atletas olímpicos no Rio 2016.
Óscar Santos que dirigiu umas breves palavras admite que os cabo-verdianos ainda não “acordaram” deste “grande acontecimento que é a qualificação dos nossos atletas”, sublinhando que são jovens do alto rendimento e que precisam do apoio moral e financeiro de todo o país.
Helena Vasconcelos, em representação da presidente do Comité Olímpico Cabo-Verdiano, destacou o facto de Cabo Verde participar com uma das maiores comitivas de sempre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.