Notícias

Ribeira Grande de Santiago terá Central Solar Fotovoltaica de 10MW

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu na tarde de ontem,17 de fevereiro, à cerimónia de assinatura de contrato para a construção de uma Central Solar Fotovoltaica de 10 MW, no município da Ribeira Grande de Santiago.

Na ocasião o Ministro afirmou que “este será o maior parque solar fotovoltaico em termos de capacidade que será instalada no país, representando cerca de 8% do volume de energia produzida na ilha de Santiago e contribuirá para reduzir o custo de energia”.

Este projeto orçado em cerca de cerca de 1 milhão de contos, trará benefícios económicos para o sector energético do país e poderá representar uma poupança a volta de 5 mil toneladas na importação de combustíveis fósseis.

O Ministro Alexandre Monteiro avançou ainda que este projeto e outros em curso que estão a ser instalados em todas as ilhas permitirão que, até 2030 mais de 50% de eletricidade seja produzida a partir do sol e do vento.

“Este projeto será associado ao repowering da Central do Palmarejo cuja a sua capacidade existente será duplicada e pela expansão da Cabeólica que está também em curso. A Central da ilha do Sal já está em funcionamento, na ilha de São Vicente nos próximos meses a central deverá também entrar em operação. Em todas as ilhas de Santo Antão a Brava teremos projetos de instalação de parques para entrar em funcionamento ainda este ano”.

Para além das Centrais Solares, o país já está a investir também em soluções de armazenagem de energia.

“Temos um projeto estruturante, o Santiago Pumped storage que é uma grande Central de armazenagem que será construída aqui na ilha de Santiago. O concurso já foi lançado já temos financiamento da parceria da União Europeia, no âmbito da Global Gateway. Será uma Central de armazenagem com capacidade superior a 150 MWh de energia, e esta estrutura criará todas as condições para a estabilidade da rede, disponibilidade de energia e alcançar mais de 50% de energia renováveis produzidas a partir de vento e sol.

O início das obras para construção da Central Solar Fotovoltaica da Ribeira Grande está previsto para o mês de maio.