A população de Ribeira das Patas, segunda localidade mais populosa do concelho de Porto Novo, viveu esta segunda-feira, um dia importante com a inauguração da nova sede da delegação municipal e que coloca a região mais próxima de ser elevada à categoria de vila, algo que deverá acontecer já em Setembro próximo.
Trata-se de, mais do que uma bela obra, como sublinhou o próprio Chefe do Governo, um importante edifício já que irá integrar vários serviços públicos, desde um pequeno posto policial a uma agência da Casa do Cidadão e, claro, os serviços municipais, destacando ainda o enorme esforço da actual edilidade para continuar a dotar o município de importantes infra-estruturas e serviços.
Este recorda assim, por exemplo, as recentes obras de requalificação do acesso ao porto do Porto Novo, inaugurado a semana passada em que ele também participou, assim como os centros de apoio às pescas recentemente inauguradas na cidade de Porto Novo e na localidade de Tarrafal de Monte Trigo, bem como as obras de ampliação da rede eléctrica, entre outras.
Neves destaca ainda a parceria exemplar do Governo central com esta câmara liderada por Rosa Rocha. Ainda na sua intervenção o Primeiro-Ministro faz uma retrospectiva sobre algumas das grandes obras executadas pelo Executivo nesta bela «Ilha das Montanhas», desde 2001 a esta parte, nas mais diversas áreas, destacando, entre outras, a inauguração da barragem de Canto Cagarra, as várias estradas modernas edificadas, nomeadamente a de ligação Porto Novo/Janela ou a inauguração da nova central única de Santo Antão que será inaugurada dentro de semanas.
Ainda nesta segunda-feira, o Primeiro-Ministro e a edil local foram a lançar a primeira pedra do novo mercado municipal de Porto Novo que irá situar-se logo à entrada do porto da cidade, uma obra orçada em mais de sete mil contos e co-financiada pela Cooperação Luxemburguesa.