Notícias

Reunião do Grupo de Parceiros Locais da Educação

No quadro do processo de adesão ao GPE – Global Partner Education, o Ministério da Educação realizou, nesta terça feira dia 04 de abril, a Reunião do Grupo de Parceiros Locais da Educação (GPLE), e foi copresidido pela Ministra da Educação e Ministra da Família e Inclusão Social, Dra. Maritza Rosabal e pela Representante Residente Do Escritório Das Nações Unidas, Dra. Ulrika Richardson.

reu_edu.jpg

Uma das exigências para a adesão de Cabo verde ao GPE, é ter um fórum de partilha de tudo que é feito a nível do roteiro elaborado, por isso, foi criado o Grupo de parceiros locais de educação que é consultado sempre que há necessidade de partilhar documentos e recolher subsídios.

Na sua intervenção, a Ministra da Educação realçou que este é um encontro com os parceiros locais da educação, com quem vão partilhar a última versão do projeto e chegar a acordos. “É um processo em discussão e o resultado será depois apresentado a Parceria Mundial para a Educação, visto tratar-se de um dos requisitos para a aprovação do processo de desbloqueamento do dinheiro”, afirma.  

Um dos requisitos para submeter ao financiamento do GPE é ter um plano estratégico elaborado e validado pelos parceiros. Por isso, o mês de maio Cabo Verde vai apresentar o projeto ao GPE, esperando que em setembro o montante para 1.4 milhões de dólares, seja desbloqueado para a sua implementação.

O projeto do sector para 2017/2021, já está na fase final da sua elaboração e abarca intervenções em todos os níveis educativos, iniciando no pré-escolar que se quer propedêutica e universal ao ensino básico que se vai alargar, a educação de adultos, ao ensino secundário gratuito e ensino superior.

Para além dessas intervenções o projeto educativo para os próximos anos, inclui elementos que têm a ver com a Ação Social Escolar e com as Necessidades Educativas Especiais, consideradas programas específicos, mais necessários.

Esta reunião também tinha como objetivo partilhar a matriz dos pré-requisitos para o pedido de financiamento e partilhar o cronograma de apresentação de candidatura do Ministério da Educação aos fundos do GPE.