Notícias

Reunião da ORAD Zona II e III de África em Cabo Verde fortalece a luta antidoping

Esta manhã, o Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, presidiu a abertura da XVI Reunião da Organização Regional Antidopagem (ORAD) Zona II e III de África, realizada, na cidade da Praia, com a Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONADCV).

A reunião anual, que tem por objetivo discutir estratégias conjuntas e fortalecer a luta contra o doping, reuniu representantes de diversos países da Zona II e III de África, incluindo Benim, Níger, Cote d’Ivoire, Guiné Conacri, Togo, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Mali e Senegal, além de Cabo Verde.

Durante o evento, o Ministro Carlos Monteiro destacou os avanços significativos alcançados no setor desportivo no combate ao doping, afirmando que “em 2023, o orçamento destinado à luta antidoping foi reforçado, o que teve um impacto positivo no controle dos níveis de doping tanto nos desportos praticados por atletas quanto nas corridas de cavalos”.

A abertura da reunião contou com rasgados elogios do Presidente da ORAD, Moahmed Diop, que reconheceu o trabalho exemplar realizado por Cabo Verde na área antidopagem. A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde foi ainda destacada como um exemplo a ser seguido.

Carlos Monteiro expressou confiança de que, por meio do trabalho conjunto com outras entidades nacionais e internacionais, será possível promover a integridade no desporto e garantir a proteção adequada de atletas e animais.

Afincou que Cabo Verde está firmemente comprometido em desempenhar um papel fundamental nesse processo e em contribuir para o desenvolvimento de um desporto livre de doping em toda a região.

A XVI Reunião da ORAD Zona II e III de África reforça o compromisso de Cabo Verde com a luta antidoping e representa mais um passo em direção à consolidação de práticas desportivas justas, limpas e seguras no país e na região.