O Ministério do Desenvolvimento Rural, em parceria com a FAO, a ONU Mulheres e o ICIEG organizam um atelier de reflexão sobre a aplicação metodológica de integração da abordagem género no Programa Nacional de Investimento Agrícola – PNIA. O acto de abertura terá lugar amanhã, dia 09 de Fevereiro pelas 09H00, na Sala de Conferências das Nações Unidas e será presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, em substituição da Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet.
O Programa Nacional de Investimento Agrícola (PNIA) de Cabo Verde enquadra-se no âmbito da implementação e materialização da Politica Agrícola Comum dos Estados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOWAP) adoptada em Janeiro de 2005. O PNIA visa um crescimento do sector agrícola em 6%/ano para atender aos objectivos da segurança alimentar e nutricional e de redução da pobreza.
O programa está assente em seis subprogramas: Melhoramento da gestão da água; Desenvolvimento de fileiras agrícolas e promoção do acesso aos mercados; Melhoria da Gestão dos Outros Recursos (floresta e pescas); Pesquisa/Desenvolvimento e Difusão de novas tecnologias; Prevenção e gestão de crises alimentares e promoção do direito a alimentação e; Reforço institucional.
Ciente de que o sucesso da materialização do programa depende de acções integradas e concertadas que promovam a efectiva e visível participação da mulher no processo de desenvolvimento do país, nomeadamente na modernização da agricultura e transformação do mundo rural, Cabo Verde, à semelhança dos restantes países da África Ocidental, envida esforços para a efectiva integração da abordagem género nos programas e projectos de desenvolvimento rural.