A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, fez esta consideração no ato da abertura do Debate Digital sobre a "Estratégia de Igualdade de Género no Horizonte 2030", no âmbito da realização do Fórum Cabo Verde: Ambição 2030.
A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, fez esta consideração no ato da abertura do Debate Digital sobre a “Estratégia de Igualdade de Género no Horizonte 2030”, no âmbito da realização do Fórum Cabo Verde: Ambição 2030.
“A mudança da abordagem da questão de género a nível de planificação nacional, reflete a mudança dos tempos e dos avanços alcançados”, afiançou a Ministra.
Maritza Rosabal avançou que fase da criação dos quadros legais foi de extrema importância, relembrando os anos 70 e 80, em que as questões relacionadas com mulheres eram consideradas um problema das feministas que reclamavam direitos.
Também fez referência a aprovação da Lei da Paridade e dos posteriores exercícios de planificação que retrataram a questão da igualdade de género, sobretudo, como uma questão de justiça social.
Por fim, destacou que este fórum e os outros que sucederão devem ser aproveitados para analisar muito bem a nossa realidade e aprofundar nessas análises, e tratar as questões do género não somente de justiça social, mas sim de um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável.