Cabo Verde está completamente engajado com a agenda africana no que diz respeito à Propriedade Intelectual. Uma afirmação feita na manhã desta quinta-feira, 06 de junho, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, no âmbito da abertura da 3ª edição da Conferência dos Chefes dos Escritórios de Propriedade Intelectual dos Estados Membros da ARIPO.
Há quase dois anos que Cabo Verde se uniu à ARIPO, tornando-se o 22º Estado-membro e dando, assim, um passo significativo no sentido de integrar um movimento regional que valoriza as potencialidades naturais e culturais, e promove a criatividade e a inovação, através do sistema de PI, em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo dos países africanos.
“Cabo Verde reafirma, assim, o seu compromisso com a promoção de um ambiente propício à criatividade e inovação e ao desenvolvimento económico, cultural e tecnológico”.
A conferência que acontece de 06 a 08 de junho na cidade da Praia conta com a presença dos parceiros nacionais e dos Chefes dos Escritórios de Propriedade Intelectual dos Estados Membros da ARIPO, bem como parceiros nacionais.
O nosso arquipélago vem demostrando, claramente, através da parceria que vem formalizando, trabalhos desenvolvidos e da conformação da legislação nacional que o futuro da economia também passa pelo maior conhecimento da Propriedade Intelectual.
“Espero que este encontro sirva para promover a troca de experiências e boas práticas. Cabo Verde tem dado, nos últimos anos, passos gigantescos”, no que tange a PI. “Temos muito a aprender e com certeza a vossa presença em Cabo Verde nos ajudará a fortalecer os mecanismos nacionais, a ter uma abordagem coerente com a nossa necessidade região de forma a fortalecer o nosso quadro jurídico e as nossas instituições nacionais”.