Notícias

PS de Portugal apoia Cabo Verde na formação de quadros autárquicos

A Secretária Nacional do Partido Socialista português para as autarquias, Maria de Luz Rosinha, foi recebida esta terça-feira à tarde em audiência pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, tendo as duas partes abordado, entre outros temas, a possibilidade do PS apoiar Cabo Verde na formação de quadros autárquicos.

Logo após o encontro, Rosinha falou com a imprensa presente no local, avançando que o seu partido irá disponibilizar brevemente apoios no sentido da formação e capacitação de “futuros quadros autárquicos cabo-verdianos, considerando que é muito importante para o desenvolvimento local e para a consolidação da Democracia, até, diz, pela proximidade do poder local com os munícipes, “serão os seus porta-vozes e são também aqueles que juntos dos governos podem trazer as mensagens das necessidades do povo cabo-verdiano”.

As primeiras formações deverão ter início ainda no primeiro semestre deste ano tendo em foco aspectos ligados à legislação e outros aspectos relacionados com as dinâmicas do poder local, segundo a responsável do PS.

Questionada ainda sobre a importância do 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, para Cabo Verde, fazendo um paralelo com as primeiras eleições livres em 1976 para as autarquias e que “marcam a participação e a cidadania. Isto deveria levar também os povos a pensar que a abstenção não é, seguramente, uma arma…”, reflecte.

Outros assuntos mais ligados à cooperação entre o partido que representa e o partido do qual José Maria Neves é ainda Presidente, até a realização do próximo Congresso do PAICV, foram também abordados neste encontro bem como a sucessão de Neves na presidência do referido partido em virtude das últimas eleições partidárias.