Foi apresentado num atelier, realizado nesta sexta-feira, 21 de abril, na Praia, o plano de gestão para quatro cidades do país para validação, no âmbito do projeto “Apoio à Floresta Urbana e Periurbana. O projeto é financiado pela FAO, num montante de 423.000 dólares e visa desenvolver a floresta urbana e periurbana, através da criação e boa gestão de espaços verdes e aumentar a superfície da cobertura vegetal nas quatro zonas urbanas e periurbanas das cidades da Praia, São Vicente, Porto Novo e Espargos.
Com este projeto pretende-se ainda reduzir o desequilíbrio entre as áreas construídas e os espaços verdes e melhorar as condições ambientais, sociais e económicas dos municípios das cidades supracitadas e da população em geral.
A planificação e a gestão das florestas urbanas e periurbanas, bem como espaços verdes, a capacidade de intervenção dos atores, iniciativas locais na criação e gestão de florestas urbanas e periurbanas e dos espaços verdes, a capacidade institucional dos gabinetes de espaços verdes das câmaras municipais das zonas de intervenção, são alguns aspetos que se esperam melhorar com o projeto.