Notícias

Projeto do Parque Tecnológico conhece novos avanços

Untitled-4

No âmbito da segunda Reunião do Conselho Consultivo do Projeto Parque Tecnológico, o Governo de Cabo Verde assinou com Câmara Municipal da Praia um Memorando de Entendimento, que reserva definitivamente a extensão de terreno com área de 49,46 hectares, na zona de Achada Grande, para a instalação do Parque Tecnológico.

Com este acordo, resolve-se todas as questões fundiárias dentro da delimitação da área reservada e fica salvaguardado as operações urbanísticas do projeto.

Esta reunião permitiu ao Governo reafirmar a prioridade do Parque Tecnológico no programa do Governo, que será edificado de forma estruturado e com o engajamento total do setor público e principalmente do setor privado.

José Ulisses Correia e Silva compromete-se em criar uma Sociedade Gestora do Parque Tecnológico, com participação de entidades públicas e privadas, incluindo a Câmara Municipal da Praia.

Para o PCA do NOSI, António Fernandes, o Parque Tecnológico terá todas as componentes necessárias, capaz de servir de Núcleo de desenvolvimento da Sociedade de Informação e, por isso, a proposta do Governo é que se torne numa peça chave de convergência de negócios e geradora de receitas, capaz de mobilizar o investimento direto estrangeiro.

O objetivo é transformar o Parque Tecnológico num centro internacional, que sirva a eventos, conferências, reuniões e outras atividades do setor, bem como um núcleo que trabalhará com às universidades e academias, cujas responsabilidades serão de formar, capacitar e incubar empresas nas áreas tecnológicas.

O projeto é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), num horizonte de cinco anos e estão avaliados em cerca de 30 milhões de dólares, com uma contrapartida do Governo em quatro (4) milhões de dólares.

“Nós queremos que o Projeto do Parque seja sustentável, por isso, a tarefa agora é definir um modelo de gestão do Parque que seja sustentável”, afirma o PCA do NOSI.