Notícias

Projeto CPLP Desporto vai ser implementado em Cabo Verde no Início do próximo ano letivo

O Presidente da União de Exportadores da CPLP, Mário Costa, após o encontro que manteve ontem com o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire afirmou que o Projeto CPLP Desporto vai ser implementado em Cabo Verde no inicio do Próximo ano letivo.

Mário_Costa_CPLP.jpg

Segundo o mesmo, o Titular da pasta do Desporto, Fernando Elísio Freire, esteve em Portugal no Dezembro passado e constatou in loco o projeto que estão a desenvolver em Moçambique e ficou muito motivado em o trazer para Cabo Verde.

“A partir deste momento o Ministro nunca mais nos largou no sentido de trazer este projeto para a sua implementação em Cabo Verde. No início do próximo ano letivo vamos dar início ao Projeto.  Já  chegamos a um acordo e vamos colocar em prática em todas as escolas de Cabo Verde. 

De acordo com Mário Costa, CPLP Desporto quer desenvolver os jovens através do Desporto e já foi desenvolvido em alguns países da CPLP. Começou em Moçambique e estão em negociações com São Tomé e Príncipe para a sua implementação.

“Sabemos que muitos jovens são motivados pelo desporto e o que nós queremos através do projeto, é através do Desporto nomeadamente o futebol captar a atenção dos mesmos para problemas como higiene, Cidadania e gravidez precoce”, afirma.

Para a implementação do projeto, Costa diz que pretendem massificar o desporto através das aulas da Educação Física e sábados desportivos nas escolas em parceria com Federação Cabo-verdiana de Futebol.  

“Através do desporto muitos jovens são mobilizados por isso, conseguimos educar a população e promover o seu desenvolvimento. É um projeto que vamos estender a todos os países da CPLP e estamos envolvendo a Federação Cabo-verdiana de Futebol porque queremos potenciar talentos, ou seja, depois da sua massificação vamos promover competição nas mesmas escolas com a participação de apenas de os que vão às escolas. É uma forma também de acabar com o abandono escolar e incentivar alguns projetos, enfatiza.

O projeto ainda quer trazer parcerias de outros países da CPLP como Portugal e Brasil que tem um futebol mais desenvolvido e também países de abrangência da CPLP como Espanha no sentido de partilharem as suas experiencias.

“A nível da CPLP existe muito talento nos jovens e vão para fora de Cabo Verde chegam num nível mais baixo do que aquele que é exigido. É neste sentido que queremos fazer parceria com clubes de outros países em vir para cá e partilhar experiências para que quando os jovens chegam a Europa ou América possam estar com níveis de preparação idêntico à aqueles que já se encontram lá, concluiu o mesmo.