O Ministério da Educação e Desporto, em parceria com a ONUDI, procedeu hoje, 15 de Dezembro de 2011, à apresentação do projecto de empreendedorismo, ao corpo diplomático radicado nesta cidade e às empresas do sector privado.
O projecto visa introduzir a disciplina de empreendedorismo nos currículos das escolas secundárias de via geral e técnicas de Cabo Verde, contribuindo para incutir nos alunos uma atitude positiva em relação ao empreendedorismo.
Na ocasião, a ministra da Educação, Fernanda Marques, afirmou que “o empreendedorismo surge como uma necessidade” tendo em consideração a reformulação dos currículos escolares. “O empreendedorismo vai complementar a reformatação dos currículos no sentido de desenvolver competências nos nossos alunos”.
Segundo a ministra, num primeiro momento, o projecto vai funcionar como extra-curricular, para depois ser reformatado e integrado na revisão curricular em curso.
Para a responsável do projecto da parte da OUNDI, Gabriele Ott, o empreendedorismo é muito importante para a criação de recursos humanos e de um sector privado competitivo.
“O programa ajuda a despertar nos jovens uma atitude empresarial, ser criativo, inovador, ter auto-confiança e conhecimento sobre o mercado”, afirmou.
De referir que a experiência piloto vai iniciar em Janeiro de 2012, em seis escolas de via geral e nas quatro escolas técnicas do país.