Essas formações vão beneficiar 85 jovens, entre eles, 15 meninas que entram pela primeira vez no Programa.
O Programa Soldado Cidadão é uma das medidas activas de emprego e é um dos novos mecanismos para facilitar a inserção socioeconómica de jovens, neste caso, dos jovens militares.
Para a Ministra do Trabalho, Família e Solidariedade Social, Madalena Neves, que também tutela a área da Formação Profissional, este Programa tem como objectivo também o reforço da cidadania, já com resultados positivos.
A Ministra anunciou também que, a partir de agora, as Forças Armadas devem assumir o Programa, não obstante o facto de o Ministério continuar a colaborar com financiamento e assessoria técnica e pedagógica. Até agora o Programa foi coordenado pela Direcção-Geral do Emprego, DGE.
Para a Ministra da Defesa Nacional, Cristina Fontes, o programa é um sucesso. E os números são prova disso: mais de 60% dos soldados formados no Centro de Formação da Variante já estão no mercado de trabalho e os demais estão no Programa de Estágios Profissionais.
Para além disso, o PCS é uma forma de tornar o serviço militar mais atractivo e vantajoso e o Ministério da Defesa vai assumir a formação também como missão.
O Programa Soldado Cidadão está a se executado desde 2008 nas três Regiões Militares (São Vicente, Sal e Santiago) e já beneficiou cerca de 500 jovens na rede de Centros de Formação Profissional do IEFP, nos espaço de outros parceiros públicos e privados e nos cursos profissionalizantes da Universidade de Cabo Verde.