Notícias

Programa Nacional para Acolhimento e (Re)Integração de Migrantes Retornados socializado na ilha do Fogo

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio, presidiu hoje, 28 de junho, a Apresentação Pública do Programa Nacional para o Acolhimento e (Re) Integração de Migrantes Retornados, no município dos Mosteiros, Fogo, ilha que apresenta a maior taxa de Migrantes retornados de forma ‘forçada’ e assistida.

O Programa Nacional para o Acolhimento e (Re)Integração de Migrantes Retornados (PRAIMIR), constitui uma resposta institucional do Governo de Cabo Verde no domínio da inclusão social para um grupo considerado em situação de grande precariedade e vulnerabilidade social – os migrantes retornados.

De acordo com Fernando Elísio Freire, o que se quer com isso é mostrar que todos são cabo-verdianos, todos têm de estar incluídos e que é dever do Governo incluir todos, independentemente da sua condição. No seu entender, um retornado, independentemente de onde tenha nascido, e tenha nacionalidade cabo-verdiana, tem que ter acompanhamento do Estado.

“Este acompanhamento passa por integrá-los com formação para terem rendimento, saúde, educação e, acima de tudo, autoestima e capacidade de vencer na vida. Têm potencialidades extraordinárias, estão a vir de países mais desenvolvidos, falam inglês e esses atributos têm que ser aproveitados para a sua inclusão no sistema cabo-verdiano”, afirma o Ministro.

Fernando Elísio aponta, ainda, que o referido Programa articula tudo aquilo que é a política da formação profissional com os cidadãos que tiveram que regressar de uma forma involuntária para o nosso país, articular a política de promoção de investimento com os conhecimentos que têm e a capacidade empreendedora que alguns possuem.

“Isto que é importante. É tratar todos por igual, todos têm direito a uma segunda oportunidade e todos são importantes para o desenvolvimento do nosso país. É esta a mensagem que o Governo está a transmitir e é isto que o Programa reflete”, conclui o Ministro.