O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu, este final de semana, a cerimónia de lançamento da campanha de entrega de Kits Escolares para o ano lectivo 2015/2016, em São Domingos, tendo sublinhado a importância deste programa para a promoção da educação para todos. Pelo menos 30 mil crianças já terão garantidos os seus kits, sendo que a FICASE aposta numa campanha de sensibilização para a angariação de mais parceiros e assim assegurar que mais crianças possam beneficiar.
Esta acção vem, afirmou o Chefe do Governo, na linha da ambição deste Governo em garantir uma educação para todos, uma sociedade onde todos possam ter as mesmas oportunidades. “Ao distribuirmos kits escolares, ao distribuirmos refeições quentes nas escolas, ao garantirmos o transporte escolar, ao garantirmos o apoio no pagamento nas propinas e ao garantirmos bolsas de estudos, estamos a criar as condições para que Cabo Verde tenha efectivamente educação para todos”, salienta Neves.
Um esforço compensado, sendo que a educação tem sido a alavanca do processo de desenvolvimento e de transformação do país. “Não foi por acaso”, afirma, que o país conseguiu vencer e erradicar o analfabetismo nesses 40 anos de Independência, enaltecendo ainda o enorme progresso alcançado, com a política desenvolvida pelos sucessivos governos que tem presidido, no que concerne à educação para crianças com necessidades especiais, seja através da formação de professores nessa matéria e/ou ainda no que concerne à criação de condições físicas (salas para educação de crianças com necessidades especiais e rampas e outras acessibilidades para estes alunos especiais nas escolas).
“Estamos a ter muito mais sensibilidade do sistema educativo, particularmente dos professores e dos pais e encarregados de educação para garantir o acesso a essas crianças com necessidades educativas especiais. O ano passado foi o ano de criança com paralisia cerebral, fizemos muito nesse sentido, e agora é continuar a trabalhar, sobretudo para que as crianças de famílias carenciadas e com mais dificuldades também possam ter acesso ao sistema educativo”, frisa.
Quanto à campanha nacional de Kits escolares estão já garantidos 30 mil kits, orçados num total de mais de 30 mil contos, segundo o Presidente da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), Felisberto Moreira, aos alunos do Ensino Básico Integrado (EBI) de todo o país, com prioridade para os alunos procedentes das famílias mais desafiadas financeiramente, e que permitirá levar o programa a metade dos alunos deste nível.
Várias empresas e instituições públicas e privadas, ONG´s nacionais e internacionais, para além de entidades individuais são parceiros da FICASE nesta empreitada, sendo que Moreira espera que mais parceiros possam aderir, permitindo abranger mais beneficiários conta com a comparticipação financeira de empresas, instituições, marcas, Organizações Não Governamentais (ONG) nacionais e internacionais.
Nesta cerimónia que aconteceu na escola do EBI de São Domingos, marcou também presença a Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, assim como alguns delegados da educação de vários concelhos, directores das escolas secundárias, pais e encarregados de educação e professores.