De zero escolas formalizadas o país viu, em apenas quatro anos, o surgimento de cerca de 70 escolas vocacionadas para o ensino pela arte em várias vertentes: música, dança, teatro, artes plásticas, reciclagem, fotografia, artesanato, pintura criativa e muito mais.
Os depoimentos que têm chegado sobre a implementação e o sucesso do programa Bolsa de Acesso à Cultura, de várias comunidades, localidades, zonas e concelhos tem demostrado que o investimento feito pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas foi muito assertivo.
De zero escolas formalizadas o país viu, em apenas quatro anos, o surgimento de cerca de 70 escolas vocacionadas para o ensino pela arte em várias vertentes: música, dança, teatro, artes plásticas, reciclagem, fotografia, artesanato, pintura criativa e muito mais.
Todos os anos as escolas selecionadas no âmbito do programa BA Cultura formalizam o contrato para a atribuição de financiamento, mediante candidatura e cumprimento de todos os requisitos pré-estabelecidos.
Para o ano de 2020 e devido à situação mundial da pandemia do novo coronavírus os contratos com as 72 escolas selecionadas arrancaram na semana passada. A acontecer de forma faseada, na tarde de terça-feira, 30 de junho, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, presidiu o ato de assinatura dos contratos de financiamento em Tarrafal de Santiago e entregou 4 instrumentos a duas das escolas selecionadas.
Para o governante o sucesso deste programa que permitiu um orçamento contínuo reside na sua apropriação pelas comunidades e assunção pelos familiares das crianças, dos adolescentes e jovens bolseiros. “O Programa Bolsa de Acesso à Cultura conseguiu que a sociedade civil respondesse ao apelo para a criação de escolas de ensino pela arte nas comunidades”.
Mais de que um programa de ensino pela arte, BA Cultura é um programa de “infraestruturação das pessoas”.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, José Pedro Nunes Soares.
Estamos a cumprir com Cabo Verde!
Lista das escolas/associações/ong’s que assinaram contrato em Tarrafal de Santiago:
Associação Agro-Tenda (Tarrafal)
Associação Missão Vida em Foco (Santa Cruz)
Associação Kriol Dance (São Miguel)
Associação Juvenil Nova Geração de Achada Bolanha (São Miguel)
A Consagração das Filhas do Sagrado Coração de Maria (São Miguel)
Escola de Música da Brava – Pólo, Calheta São Miguel (São Miguel)
Lista escolas/associação/ong’s selecionadas para entrega de instrumentos:
Associação Agro-Tenda (Tarrafal) – 2 guitarras
Escola de Música da Brava – Pólo, Calheta São Miguel (São Miguel) – 2 guitarra