Os Chefes dos Governos de Cabo Verde, José Maria Neves, e do Luxemburgo, Xavier Bettel, realçaram hoje, durante a inauguração do Liceu de Ponta Verde, o maior e mais moderno do país, a forte relação de amizade e cooperação entre os dois países e respectivos povos e que se tem traduzido numa cooperação de sucesso, sendo aquele Grão-Ducado europeu um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde nos mais diversos domínios como realçou Neves.
Não será nenhum exagero dizer que o Luxemburgo, país que mantém uma forte cooperação com Cabo Verde, tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde como considerou o próprio Primeiro-ministro, José Maria Neves, durante a sua intervenção por ocasião da inauguração do Liceu de Ponta Verde.
Luxemburgo, frisa Neves em jeito de agradecimento, “é um grande amigo de Cabo Verde”. E acrescenta que “temos tido sinais de grande amizade e solidariedade do Luxemburgo, um dos países que mais tem contribuído para o desenvolvimento destas ilhas. Temos grandes obras construídas, um pouco por toda as ilhas, com o apoio do Grão-Ducado do Luxemburgo”, José Maria Neves ao mesmo tempo que vai enumerando, a título de exemplo algumas dessas obras e contribuições do Luxemburgo, sendo o primeiro exemplo a escola que ora se inaugura.
Trata-se de uma infra-estrutura de qualidade indubitável com 18 salas de aulas completamente equipados, inclusive com projectores para aulas mais dinâmicas e interactivas, sendo que 12 são para os cursos regulares e seis para a via técnica. Esta possui ainda laboratórios de física, química e biologia salas de informática, desenho e artes plásticas, para além do bloco administrativo.
Num terceiro bloco estão as cantinas, refeitório e instalações sanitárias, para além da placa desportiva e um pátio interior, uma infra-estrutura de elevada qualidade sendo, para já, um modelo da escola de futuro que se quer para as ilhas, como frisou José Maria Neves.
O contributo do Luxemburgo a Cabo Verde é notável na educação, assim como na formação profissional e emprego com os Centros de Transformação Industrial de São Jorge dos Órgãos e o de Santo Antão, assim como o Centro de formação profissional nas energias renováveis no Palmarejo Grande, na cidade da praia, em fase de conclusão das obras e tantas outras nas mais diversas áreas como a saúde, como são exemplos os hospitais regionais de Santiago-norte e de Santo Antão ou a Delegacia de Saúde do Mindelo (ver texto: Cabo Verde e Luxemburgo, uma cooperação de sucesso). Apoios que, considera o Chefe do Executivo cabo-verdiano, são em áreas “concisas e fundamentais” para a construção do futuro do país.
Por seu lado, Xavier Bettel, agradeceu o caloroso acolhimento do povo de Cabo Verde e destacou, igualmente, os laços de amizade entre os dois países, enaltecendo a presença e contributo da comunidade cabo-verdiana no Grão-Ducado do Luxemburgo.
Bettel, frisa ainda que esta é a primeira visita oficial que faz a um país fora do território europeu, o que é um sinal da importância que o seu país dá a essa cooperação e da amizade entre os dois países. Bettel realça ainda que ontem, 3 de Março, o dia em que iniciou esta visita de pouco mais de 24 horas a Cabo Verde, celebrava mais um aniversário, teria de o ter passado com os familiares ou neste caso, como aconteceu, com “amigos especiais”, aqui em Cabo Verde.
Ainda no que toca ao liceu ora inaugurado importa referir que já em Abril será instalada uma unidade agregada de transformação de frutas e legumes, sendo que os equipamentos para tal já se encontram na escola.