O dia 22 de Julho ficará para sempre marcado como o dia em que o Primeiro-Ministro inaugurou o primeiro teleférico de Cabo Verde, mas para a população da aldeia piscatória de Lomba Tantum significará, muito mais do que isso, o dia em que, sobretudo, as peixeiras tiraram, literalmente, um peso de cima, como referiu o representante da Fundação Mota Engil, que co-financiou esta importante infra-estrutura. Dia bom também para os pescadores de Furna que ganharam quatro novas pequenas embarcações de pesca e equipamentos para a sua actividade.
Isto, porque essas bravas mulheres costumavam todos os dias descer e subir os tantos metros de montanha para buscar e levar para cima o peixe que os maridos e familiares pescadores iam buscar ao mar, fazendo da sua profissão ainda mais dura do que normalmente é.
“Algumas das nossas mulheres, de tão castigadas por essa subida já nem sequer conseguem lavar uma loiça”, frisou o representante dos pescadores locais, ilustrando a importância dessa empreitada que ultrapassa de longe a dimensão do referido equipamento.
Trata-se de um teleférico de carga, com capacidade para transportar até 100 kg de peixe de cada vez, demorando uma média de três minutos e meio o percurso até acima. Fazendo as contas, se cada uma destas senhoras ou mesmo homens levavam entre 20 a 45 minutos a fazer o percurso carregando 20 kg, estes teriam que descer e subir umas cinco vezes para conseguir transportar estes 100 kg de produto.
Não é de se admirar que esses pescadores não tenham poupado nas manifestações de regozijo e de reconhecimento ao Governo representado neste evento pelo Primeiro-ministro e pela ministra do Desenvolvimento Rural, eva Ortet, assim como a Ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques.
Também presente, o Presidente da Câmara local, Orlando Bala, agradeceu este equipamento que promete facilitar, e como a vida aos pescadores, sendo que trará benefícios, não só para as gentes de Lomba Tantum como é um benefício para a ilha da Brava em geral.
O Primeiro-Ministro, por sua vez, destacou o pioneirismo desta empreitada, o primeiro teleférico do país, numa ilha acostumada a ser pioneira ao longo da sua história em vários domínios. Para Neves esta é uma semente que poderá vir a brotar outras infra-estruturas do tipo para o transporte de cargas mas, também de pessoas em outros pontos do país e, estudos estarão a ser feitos nesse sentido.
Inclusive, sublinha, estes poderão a constituir uma mais-valia para o turismo nas Ilhas, servindo para realçar a beleza paisagística das nossas montanhas e outros pontos altos do país.
O dia correu de feição, também para um grupo de 6 pescadores de Campo Grande, Cova Rodela e Campo Baixo suas famílias que receberam hoje, das mãos do Chefe do Governo, quatro pequenas embarcações para pesca, conjuntamente com vários equipamentos essenciais para a segurança e rentabilidade da sua actividade, nomeadamente, sondas, bussolas, coletes salva-vidas, devendo ser entregue no âmbito deste projecto financiado pelo Ministério do Ambiente, mais uma embarcação proximamente, beneficiando mais dois pescadores e respectivas famílias. Igualmente, algumas peixeiras receberam caixas térmicas para a conservação e transporte do pescado.
Um projecto que custou mais de dois mil contos e que irá beneficiar as crianças das várias escolas do EBI da ilha, sendo que os peixes capturados serão essencialmente para o seu abastecimento.