Notícias

Primeiro-Ministro reuniu-se com empresários e emigrantes do Fogo

Focalizado na nova forma de governação do país, o Chefe do Governo, participou esta sexta-feira, na ilha do Fogo, no encontro empresarial promovido pela Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento, onde teve a oportunidade de partilhar com os empresários e emigrantes, algumas das medidas que o Governo tem vindo a implementar, com o objetivo de melhorar o ambiente e desenvolvimento de negócios.

Neste encontro, o Ulisses Correia e Silva evidenciou a importância dos acordos de cooperação de cedência de competências e melhoria do ambiente de negócios, que vão agora permitir “empoderar o setor privado, colocando à disposição da classe, mecanismos de que precisa para o seu crescimento”, assinados durante o Conselho Nacional do Desenvolvimento Empresarial.

Por parte dos empresários, uma das principais reivindicações feitas, foram acerca da regularização e modernização dos transportes marítimos, onde o Primeiro-Ministro assegurou, que serão resolvidas com a entrada de mais embarcações no mercado e o regresso do navio Praia d’Àguada.

Igualmente foi abordado durante o encontro a situação dos TACV, que segundo Ulisses Correia e Silva, será solucionada brevemente, assim como a iluminação do aeroporto de São Filipe, medida que vai permitir dinamizar a económica local.

O Primeiro-Ministro, reiterou, ainda durante a sua intervenção, a importância de continuar a estabelecer uma relação de proximidade com as populações e as comunidades, pois permite interagir e conhecer de perto a realidade do país.

Para já, Ulisses Correia e Silva pretende garantir uma parceria entre o Governo e a Câmara Municipal de São Filipe, para a requalificação urbana da cidade, incluindo reabilitação de vários edifícios históricos da cidade.

Neste encontro empresarial, que aconteceu na Casa das Bandeiras, à margem das Festas de 1 de maio, o Primeiro-Ministro esteve acompanhado do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva e da Ministra das Infraestruturas e Ordenamento do Território, Eunice Silva.