Notícias

Primeiro Ministro reitera confiança na qualidade do Ensino Superior Nacional

 

José Maria Neves que presidiu a cerimónia, hoje, de abertura da Conferência Internacional sobre o Ensino Superior, a decorrer na Praia, fez uma abordagem sobre o caminho traçado desde a Independência até o momento, no que diz respeito à Educação, considerando que tem sido esta grande aposta no sector, a chave do desenvolvimento do país.

Para o Chefe do Governo, desde 2001, em que foi instalada a primeira universidade em Cabo Verde, o Ensino Superior conseguiu desenvolver-se bem, estando agora numa fase de consolidação. A primeira batalha pela consolidação do sistema de Ensino Superior em Cabo Verde já foi vencida, considera, justificando que as universidades em Cabo Verde já conseguiram um mínimo de qualidade para "ombrear" com muitas instituições homólogas estrangeiras.

É preciso, reforça, romper com "a ideia de que o que é nacional não é bom", defende e acrescenta que resta agora vencer a batalha da excelência. "Agora temos é de ter ambição. Temos de ter uma obsessão com a qualidade e a excelência. Somos pequenos, 500 mil habitantes, um micro Estado, com reduzida capacidade de influenciação no mundo. Só podemos ser notados se formos os melhores, os primeiros da fila", frisa.

Segundo Neves, para que se consiga esse salto, as universidades e a sociedade em geral devem romper com as "práticas, hábitos e crenças do passado", de forma a criar   "novas  ideias e  novas organizações"  voltadas  para os desafios  do  século XXI  e capazes de  servirem de referência.

O Fórum hoje iniciado decorre sob o lema "A importância do ensino superior para a mudança social e desenvolvimento" e encerra amanhã, sexta-feira.

Ensino superior à distância a ser contemplada no segundo Pacote MCA

No que toca ao Governo, um grande contributo para essa próxima fase de excelência constitui na criação de condições para que as universidades possam se alargar a todo o território nacional, através das novas tecnologias, ou seja, o ensino à distância.

Daí que, como já havia afirmado em outras ocasiões, esta componente deverá ser um dos pontos essenciais da proposta cabo-verdiana para financiamento do Governo norte-americano, inserido no segundo pacote do Millenium Challenge Account.

Uma forma que o Executivo encontrou para levar o ensino superior a todo o país de forma sustentável, já que a pequena dimensão e reduzida população não viabiliza campus universitários em todas as ilhas.

"Já dei orientações para que o ensino superior à distância seja o núcleo essencial do novo compact do MCA, para negociarmos um investimento forte no ensino superior à distância", garante.