Notícias

Primeiro-Ministro reforça cooperação com Angola numa visita de 24 horas

Durante a reunião em privado de cerca de uma hora na sala de audiências do Palácio da Cidade Alta, os dois governantes analisaram as perspectivas de cooperação bilateral e a situação política regional e internacional.zeduardozneves1

 

 

 

 

 

 

"Falamos das iniciativas muito promissoras na área financeira, com a existência do Banco BAI- Cabo Verde, e de outras ligadas ao sector dos combustíveis, como a presença importante da SONANGOL por intermédio da sua participação na ENACOL", declarou o chefe do Governo cabo-verdiano.

No que concerne às relações económicas empresariais, José Maria Neves afiançou que há várias empresas angolanas interessadas em investir em Cabo Verde nas áreas da hotelaria, turismo e indústria vocacionadas às exportações. "Há possibilidade de desenvolvermos acordos que permitam a parceria já existentes no domínio da agricultura e das pescas" acrescentou o Primeiro-Ministro, para quem existem empresas mistas cabo-verdianas e angolanas do sector das pescas e agricultura que brevemente vão ser lançadas.

zeduardozneves2

 

 

 

 

 

José Maria Neves abordou também assuntos relativos à mobilidade de quadros entre os dois estados para permitir que cabo-verdianos possam contribuir também para o incremento da forte dinâmica de desenvolvimento que Angola está a atravessar. " Uma vez em Angola, os cidadãos cabo-verdianos poderão trabalhar em várias áreas, desde a financeira, construção civil e, sobretudo, no desenvolvimento do turismo, criando condições para que seja mais competitivo, tendo em conta as potencialidades que o nosso pai já alcançou neste domínio, onde podemos trocar experiências", defendeu.

A situação actual da Guiné-Bissau foi outra questão abordada pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde e o Presidente de Angola, pais que preside a CPLP actualmente e está a contribuir para a estabilização, paz e consolidação da democracia.zeduardozneves3

 

 

 

 

 

 

De acordo com José Maria Neves, existe uma grande vontade e determinação de José Eduardo dos Santos para a solução definitiva da Guiné-Bissau, para que seja um Estado Democrático e de Direito e tenha um crescimento global. " No quadro da parceria que a CPLP tem com a comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, e com as Nações Unidas, Angola vai dar um grande contributo para a resolução dos problemas da Guiné-Bissau", disse.

Durante esta visita de 24 horas a Angola, José Maria Neves reuniu-se, igualmente, com a comunidade cabo-verdiana residente em Luanda, durante a qual falou de Cabo Verde hoje e do seu processo de transformação.

José Maria Neves reúne-se com Patrice Trovoada

zeduardozneves4

 

 

 

 

 

 

 

De regresso a Cabo Verde, o Chefe do Governo fez uma curta passagem por São Tome e Príncipe, onde encontrou-se com o seu homólogo, Patrice Trovoada.

Com o recém-eleito Primeiro-Ministro São-tomense, José Maria Neves abordou as relações de cooperação. " Fizemos um balanço das acções que já estão em curso e temos iniciativas novas, designadamente a cooperação tripartida Cabo Verde/ São Tomé e Príncipe/ Luxemburgo.

"É um projecto extremamente importante, sobretudo nas áreas do ambiente, da agricultura e do desenvolvimento rural, mas também na área da educação e da formação profissional", acrescentou o Primeiro-Ministro que enalteceu as relações históricas muito fortes cimentadas por uma grande comunidade cabo-verdiana residente naquele arquipélago da África Central.zeduardozneves5

 

 

 

 

 

 

Segundo José Maria Neves, há um Governo Novo que acaba de assumir funções em São Tomé e Príncipe e "temos de fazer o ponto da situação da cooperação entre os dois países e continuarmos a trabalhar juntos para reforçar essa parceria"