O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, recebeu na manhã de sábado, 28, a visita de cortesia do ministro dos Negócios Estrageiros do Brasil, José Serra. Cabo Verde é o segundo país que José Serra visita, depois de assumir a pasta, há duas semanas.
De acordo com o governante brasileiro depois de visitar a Argentina, escolheu Cabo Verde para um primeiro contacto com a África. “É um país que consideramos interessante, com boa governação e uma democracia consolidada”, justifica o ministro dos Negócios Estrageiros, José Serra.
É neste âmbito que o encontro serviu, diz o governante brasileiro, para mostrar total disponibilidade em reforçar a cooperação que já existe entre Cabo Verde e Brasil, e, pôr-se à disposição neste sentido.
Cimeira da CPLP
À saída do encontro com o Primeiro-Ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil foi instado pelos jornalistas, a prepósito da data em que vai se realizar a Cimeira da CPLP.
De acordo com José Serra, ainda não há uma data concreta, mas, assegura, não vai demorar muito, uma vez que é uma questão que deve ser resolvida brevemente assim que chegar ao Brasil, com o presidente Michel Temer.
“É que vai ser feita a olimpíada a partir de Agosto, e há uma concentração enorme de esforços nessa direcção. É o maior evento feito no Brasil, por isso, consome parte da energia necessária para outros eventos”, explica o ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro.