Notícias

Primeiro Ministro recebe embaixador da China em Cabo Verde

 

A República Popular da China tem intensificado nos últimos tempos as suas relações com Cabo Verde, não só no plano político, mas também a nível económico e empresarial e Sun Rong Mao tem desempenhado um papel importante na concretização de vários projectos.  

As relações entre os dois povos e países têm vindo a crescer, havendo já marcos importantes a assinalar, dos quais se destacam a construção dos Palácios da Assembleia Nacional e do Governo, a Biblioteca Nacional, o Auditório Nacional e a Barragem de Poilão, na ilha de Santiago, a primeira do País. 

pmrongmao1No âmbito das excelentes relações de cooperação existentes entre os dois países, a República Popular da China deverá apoiar Cabo Verde na construção de um Estádio Nacional de Futebol, de uma segunda barragem e da nova central de consultas e da maternidade do Hospital da Praia.

Cabo Verde está, ainda, a negociar com a China a transformação de Cabo Verde numa zona económica especial, questão já discutida entre os dois Primeiros Ministros, aquando da deslocação de José Maria Neves à China, para participar na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo Sino-africana, durante a qual a medida foi anunciada.

As relações de amizade e de cooperação entre a República Popular da China e Cabo Verde remontam aos primórdios da independência de Cabo Verde, ou seja, desde 1976, altura em que o nosso arquipélago e a China estabeleceram relações diplomáticas.