O Primeiro – Ministro, José Maria Neves, recebeu em audiência esta segunda-feira, 22 de Outubro de 2012, o Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Li Chunhua, que termina a sua missão diplomática em Cabo Verde.
A China tem sido, desde a independência, em 1975, um dos principais parceiros do desenvolvimento económico e social de Cabo Verde, com vários projectos concluídos que contaram com o financiamento do Governo chinês. A nível da educação dezenas de estudantes já ingressaram nas universidades chinesas.
Em curso está a construção, de raiz, do Estádio Nacional, a pediatria do Hospital Central Agostinho Neto, o programa social no âmbito de “Casa Para Todos” e a remodelação da Casa da Presidência. A cooperação chinesa também já permitiu construir os Palácios do Governo e da Assembleia Nacional e a Barragem de Poilão, a única do pais.
A nível da educação dezenas de estudantes já ingressaram nas universidades chinesas.
A presença chinesa é crescente não apenas no financiamento de infra-estruturas e outros projetos voltados para desenvolvimento e área social, o comércio torna-se cada vez mais um setor fundamental na relação dos dois países.
O recente anúncio do aumento expressivo das trocas comerciais entre as duas nações evidencia uma das principais vertentes da relação com a China. De acordo com os dados divulgados no Fórum de Macau, o volume de comércio entre os dois países cresceu 62,5% este ano se comparado com os primeiros nove meses do ano passado.