Notícias

Primeiro Ministro Reafirma Compromisso de Cabo Verde com a Erradicação da Pobreza e Inclusão Social

O Primeiro Ministro, José Ulisses Correia e Silva, presidiu na sexta-feira, 21, a abertura do Dia Internacional da Justiça Social, em São Vicente, destacando o compromisso do Governo com a proteção e inclusão social. Durante o evento, reconheceu o trabalho das instituições públicas, ONGs, associações e igrejas no combate à pobreza e exclusão social, e reforçou a importância da responsabilidade social das empresas. Reafirmou ainda a prioridade nacional de erradicar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Ulisses Correia e Silva sublinhou que não é possível reduzir a pobreza e as desigualdades sem crescimento económico. Por isso, o Governo continua a trabalhar para diversificar a economia, gerar empregos e fortalecer as políticas sociais. O crescimento económico traz mais investimento, oportunidades de trabalho e recursos para políticas públicas que beneficiam a população.

Entre as medidas concretas já implementadas, o Primeiro Ministro citou o aumento do salário mínimo, o reforço do rendimento social de inclusão e a melhoria no acesso à educação, cuidados infantis e apoio habitacional. “O nosso objetivo é claro: garantir que ninguém fique para trás. Continuaremos a reforçar o acesso à saúde, habitação digna e oportunidades económicas, promovendo autonomia, inclusão e justiça social”, frisou.

Enfatizou ainda que a eliminação da pobreza extrema é um esforço nacional, envolvendo todas as ilhas, o Governo, câmaras municipais, empresas, ONGs, associações, igrejas e famílias. “Não é no confronto que atingimos esse objetivo”, concluiu.