O Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no âmbito da visita que realiza aos municípios de Santo Antão, reiterou a disponibilidade no início das obras do aeroporto na ilha, fruto do forte compromisso do Governo para com os santantonenses.
De acordo com o Chefe do Executivo, o processo está em andamento e, segundo dados da ASA (Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Área), em 2020, inicia-se a contratualização para a construção do aeroporto, que servirá de importante instrumento de ligação para Santo Antão. “A ilha oferece um conceito de turismo que pode dar um salto muito grande se a desencravamos pelo ar, através do aeroporto”, reforçou Ulisses Correia e Silva.
Aliás, apostar no desencravamento da ilha é prioridade do Primeiro-ministro, que logo à chegada a Porto Novo, assistiu à assinatura de protocolos, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, para concretização de algumas obras de acessibilidades no município.
Na ocasião, Ulisses Correia e Silva, afirmou que as infraestruturas planeadas são de pequena dimensão, mas com um forte impacto na ilha, na vida da população e dos pequenos empreiteiros locais, que vão executar as obras.
O Primeiro-ministro destacou ainda o foco desta governação, baseado na promoção da economia das ilhas, criando as condições para que, de fato, as ilhas sejam produtivas do ponto de vista económico, apostando nas suas particularidades. “Em Santo Antão, identificámos a agroindústria e o turismo de natureza ou rural. Para isso, é necessário desenvolver um trabalho de fundo na infraestruturação, tendo as obras não como o fim em si, mas como o meio para promover dinâmicas económicas e sociais.
É neste sentido que, uma das prioridades desta governação é a requalificação dos centros urbanos e das cidades, que funcionam como polos de atração para atividades que poderão dinamizar a economia”, sustentou, indicando que, em Porto Novo, além do programa de água e saneamento, o governo disponibilizou-se, dentro do programa PRRA, requalificar a orla marítima da cidade, criando uma nova centralidade e oportunidades de negócios.
Ainda em Porto Novo, Ulisses Correia e Silva percorreu o interior do município, constatando in loco as necessidades dessas localidades rurais, mormente no tocante às acessibilidades.
Nesse âmbito, relembrou que o Governoatribui especial relevância e prioridade ao desencravamento de localidades, indo lançar, brevemente, um Programa de Desencravamento de Localidades, sob o desígnio de potenciar atividades turísticas, piscatórias e agrícolas.
Para esse programa já está a ser realizado um levantamento de dados, que estará prestes a terminar e a permitir que se avance para o processo dos investimentos, assegurou o Primeiro-ministro. Por enquanto, as zonas beneficiadas estão a ser identificadas, com enfoque nas zonas montanhosas. Segundo Ulisses Correia e Silva, no município do Porto Novo as prioridades vão para o desencravamento de Ribeira da Cruz, Martiene e Chã de Norte. Em relação ao Tarrafal de Monte Trigo, assegurou que a segunda fase da estrada está já financiada e deve arrancar ainda em 2017.
Ulisses Correia e Silva está a cumprir uma visita de trabalho a Santo Antão, onde permanecerá até ao dia 29 de junho. Até domingo, estará em Porto Novo, onde participa das festas de São João Baptista.