Notícias

Primeiro-Ministro prestigia cerimónia dos 25 anos do ISCEE

O Primeiro-Ministro presidiu esta sexta-feira, 25, à Sessão Solene em Comemoração aos 25 anos do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais – ISCEE, que decorreu na sede da Instituição em São Vicente.

Iscee.jpg

Na sua intervenção, Ulisses Correia e Silva, começou por parabenizar os fundadores e impulsionadores do Instituto que teve um papel imprescindível no ensino de áreas fundamentais como as ciências económicas e empresariais contribuindo, assim, para o desenvolvimento do país.

Para o Primeiro-Ministro é importante realçar que as vantagens competitivas de um pequeno país como Cabo Verde, constroem-se sobre os seus intangíveis. Como a valorização da localização geoestratégica, do ponto de vista económico e de segurança, qualidade da democracia e a estabilidade politica e social.

São ativos, explica Ulisses Correia e Silva, que exigem capital humano de excelência, numa perspetiva de impulsionar e sustentar o crescimento económico e de construir uma sociedade de aprendizagem e de conhecimento.

“É para isso que o Governo tem um programa de governação que aposta na inclusão educativa, de forma que nenhuma criança, adolescente e jovem fique fora do sistema de ensino; na discriminação positiva para pessoas com deficiência, e, sobretudo num perfil de jovens preparado para uma boa inserção na economia mundial,” salienta o Primeiro Ministro.

Para além disso, é propósito do Governo, anuncia o Chefe do Executivo, criar aos recém-formados, programas de inserção no mercado de Trabalho.

“O Governo vai trabalhar com uma “Janela Única” de atendimento. É um conceito que através de serviços como os da ADEI, CVGarante e outros, permitem direcionar os jovens para estágios profissionais, programas de empreendedorismo, emprego ou formação profissional dependendo dos seus interesses”, explica Correia e Silva realçando que só assim é que se consegue orientar os jovens formados.

Ainda, durante o ato solene do 25º aniversário do ISCEE, o Presidente interino do Instituto, Amadeu Cruz, reafirmou o compromisso do Instituto em continuar a trabalhar em prol do ensino superior de excelência para Cabo Verde.

O evento decorreu na sede da Câmara de Comércio de Barlavento, e reuniu dezenas de convidados, como os Presidentes das Câmaras Municipais de São Vicente e de Ribeira Grande, a Vice-Presidente do COOPENSINO, o Presidente da Câmara de Comércio de Barlavento e de entre outras personalidades.

 Além de uma aula magna sobre Investigação e Desenvolvimento e distinções a alguns alunos, o evento serviu para homenagear o falecido António Canuto, um dos fundadores do ISCEE.